Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97082
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3219
    "inscrito_id" => 14456
    "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA."
    "resumo" => "Observa-se que o uso de jogos de tabuleiro como metodologia no ensino de biologia tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e lúdico, tendo em vista que as metodologias ativas colocam o aluno como centro do seu processo de aprendizagem. Os jogos de tabuleiro oferecem uma abordagem prática e lúdica, que estimula o raciocínio, a cooperação e a tomada de decisões. Ao jogar, os alunos são desafiados à aplicar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de raciocínio crítico, resolver problemas biológicos específicos, entre outros. O desígnio do estudo é compreender em que medida os jogos de tabuleiro auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos de biologia. A partir do exposto, foram utilizados como referencial teórico autores como Freire (1989; 2007), MORAN (2015), Diedrich (2019), Souza (2012), dentre outros. O estudo foi realizado com 24 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no município de Macau-RN, com o auxílio de um questionário pós jogo. Os resultados alcançados mostram que a metodologia ativa utilizada é uma abordagem eficaz (e mútua). Diante disso, o estudo é importante para docentes e discentes para compreender como os jogos podem auxiliar na aprendizagem no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14456_TB3219_06102023161607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUANA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUANA DE MELO"
    "autor_email" => "ruana.m@escolar.ifrn.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97082
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3219
    "inscrito_id" => 14456
    "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA."
    "resumo" => "Observa-se que o uso de jogos de tabuleiro como metodologia no ensino de biologia tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e lúdico, tendo em vista que as metodologias ativas colocam o aluno como centro do seu processo de aprendizagem. Os jogos de tabuleiro oferecem uma abordagem prática e lúdica, que estimula o raciocínio, a cooperação e a tomada de decisões. Ao jogar, os alunos são desafiados à aplicar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de raciocínio crítico, resolver problemas biológicos específicos, entre outros. O desígnio do estudo é compreender em que medida os jogos de tabuleiro auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos de biologia. A partir do exposto, foram utilizados como referencial teórico autores como Freire (1989; 2007), MORAN (2015), Diedrich (2019), Souza (2012), dentre outros. O estudo foi realizado com 24 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no município de Macau-RN, com o auxílio de um questionário pós jogo. Os resultados alcançados mostram que a metodologia ativa utilizada é uma abordagem eficaz (e mútua). Diante disso, o estudo é importante para docentes e discentes para compreender como os jogos podem auxiliar na aprendizagem no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14456_TB3219_06102023161607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUANA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUANA DE MELO"
    "autor_email" => "ruana.m@escolar.ifrn.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Observa-se que o uso de jogos de tabuleiro como metodologia no ensino de biologia tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e lúdico, tendo em vista que as metodologias ativas colocam o aluno como centro do seu processo de aprendizagem. Os jogos de tabuleiro oferecem uma abordagem prática e lúdica, que estimula o raciocínio, a cooperação e a tomada de decisões. Ao jogar, os alunos são desafiados à aplicar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de raciocínio crítico, resolver problemas biológicos específicos, entre outros. O desígnio do estudo é compreender em que medida os jogos de tabuleiro auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos de biologia. A partir do exposto, foram utilizados como referencial teórico autores como Freire (1989; 2007), MORAN (2015), Diedrich (2019), Souza (2012), dentre outros. O estudo foi realizado com 24 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no município de Macau-RN, com o auxílio de um questionário pós jogo. Os resultados alcançados mostram que a metodologia ativa utilizada é uma abordagem eficaz (e mútua). Diante disso, o estudo é importante para docentes e discentes para compreender como os jogos podem auxiliar na aprendizagem no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.