Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINICURSO SOBRE INTRODUÇÃO À PESQUISA QUALITATIVA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN PARA LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95791
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1507
    "inscrito_id" => 5544
    "titulo" => "MINICURSO SOBRE INTRODUÇÃO À PESQUISA QUALITATIVA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN PARA LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a pesquisa é um dos principais objetivos do ensino superior. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art. 43, inciso III). No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades na análise de dados de suas pesquisas durante a graduação e no trabalho de conclusão de curso. É importante que as universidades ofereçam ferramentas e capacitações que possam auxiliar seus alunos nesse processo. Portanto, durante a "Semana Pedagógica para as Licenciaturas" foi oferecido um minicurso intitulado: "Análise de Dados: abordagem qualitativa" em uma universidade pública piauiense, em 2023. Durante quatro horas, 60 licenciandos de Química e de Ciências da Natureza foram introduzidos às teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura e analisaram duas atividades utilizando Análise de Conteúdo e Tematização, respectivamente. Neste trabalho será analisada apenas a atividade advinda da Análise de Conteúdo, quando os licenciandos perpassaram pelas etapas dessa teoria (leitura flutuante, unidades de contexto, unidades de registro e categorização) a partir de conceitos atribuídos para os termos indutores: “professor”, “ciência” e “avaliação”. Os alunos realizaram a tarefa individualmente e, posteriormente, reuniram-se em grupos para discutir e validar as categorias elaboradas. Como resultado, os estudantes puderam compreender e exercitar a execução de uma análise de dados qualitativa na perspectiva de Bardin, para futuramente aplicá-la em suas pesquisas. A atividade em grupo também permitiu que eles compartilhassem ideias e conhecimentos. Ainda que introdutória, tal capacitação contribuiu na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo acadêmico e profissional. Assim, ao oferecer um minicurso de análise de dados qualitativa, a universidade cumpre sua missão de incentivar a pesquisa científica, conforme previsto nos documentos normativos educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5544_TB1507_10122023234537.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Aguilar"
    "autor_email" => "marciabraguilar@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95791
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1507
    "inscrito_id" => 5544
    "titulo" => "MINICURSO SOBRE INTRODUÇÃO À PESQUISA QUALITATIVA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN PARA LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a pesquisa é um dos principais objetivos do ensino superior. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art. 43, inciso III). No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades na análise de dados de suas pesquisas durante a graduação e no trabalho de conclusão de curso. É importante que as universidades ofereçam ferramentas e capacitações que possam auxiliar seus alunos nesse processo. Portanto, durante a "Semana Pedagógica para as Licenciaturas" foi oferecido um minicurso intitulado: "Análise de Dados: abordagem qualitativa" em uma universidade pública piauiense, em 2023. Durante quatro horas, 60 licenciandos de Química e de Ciências da Natureza foram introduzidos às teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura e analisaram duas atividades utilizando Análise de Conteúdo e Tematização, respectivamente. Neste trabalho será analisada apenas a atividade advinda da Análise de Conteúdo, quando os licenciandos perpassaram pelas etapas dessa teoria (leitura flutuante, unidades de contexto, unidades de registro e categorização) a partir de conceitos atribuídos para os termos indutores: “professor”, “ciência” e “avaliação”. Os alunos realizaram a tarefa individualmente e, posteriormente, reuniram-se em grupos para discutir e validar as categorias elaboradas. Como resultado, os estudantes puderam compreender e exercitar a execução de uma análise de dados qualitativa na perspectiva de Bardin, para futuramente aplicá-la em suas pesquisas. A atividade em grupo também permitiu que eles compartilhassem ideias e conhecimentos. Ainda que introdutória, tal capacitação contribuiu na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo acadêmico e profissional. Assim, ao oferecer um minicurso de análise de dados qualitativa, a universidade cumpre sua missão de incentivar a pesquisa científica, conforme previsto nos documentos normativos educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5544_TB1507_10122023234537.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Aguilar"
    "autor_email" => "marciabraguilar@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a pesquisa é um dos principais objetivos do ensino superior. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art. 43, inciso III). No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades na análise de dados de suas pesquisas durante a graduação e no trabalho de conclusão de curso. É importante que as universidades ofereçam ferramentas e capacitações que possam auxiliar seus alunos nesse processo. Portanto, durante a "Semana Pedagógica para as Licenciaturas" foi oferecido um minicurso intitulado: "Análise de Dados: abordagem qualitativa" em uma universidade pública piauiense, em 2023. Durante quatro horas, 60 licenciandos de Química e de Ciências da Natureza foram introduzidos às teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura e analisaram duas atividades utilizando Análise de Conteúdo e Tematização, respectivamente. Neste trabalho será analisada apenas a atividade advinda da Análise de Conteúdo, quando os licenciandos perpassaram pelas etapas dessa teoria (leitura flutuante, unidades de contexto, unidades de registro e categorização) a partir de conceitos atribuídos para os termos indutores: “professor”, “ciência” e “avaliação”. Os alunos realizaram a tarefa individualmente e, posteriormente, reuniram-se em grupos para discutir e validar as categorias elaboradas. Como resultado, os estudantes puderam compreender e exercitar a execução de uma análise de dados qualitativa na perspectiva de Bardin, para futuramente aplicá-la em suas pesquisas. A atividade em grupo também permitiu que eles compartilhassem ideias e conhecimentos. Ainda que introdutória, tal capacitação contribuiu na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo acadêmico e profissional. Assim, ao oferecer um minicurso de análise de dados qualitativa, a universidade cumpre sua missão de incentivar a pesquisa científica, conforme previsto nos documentos normativos educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.