A capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a pesquisa é um dos principais objetivos do ensino superior. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art. 43, inciso III). No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades na análise de dados de suas pesquisas durante a graduação e no trabalho de conclusão de curso. É importante que as universidades ofereçam ferramentas e capacitações que possam auxiliar seus alunos nesse processo. Portanto, durante a "Semana Pedagógica para as Licenciaturas" foi oferecido um minicurso intitulado: "Análise de Dados: abordagem qualitativa" em uma universidade pública piauiense, em 2023. Durante quatro horas, 60 licenciandos de Química e de Ciências da Natureza foram introduzidos às teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura e analisaram duas atividades utilizando Análise de Conteúdo e Tematização, respectivamente. Neste trabalho será analisada apenas a atividade advinda da Análise de Conteúdo, quando os licenciandos perpassaram pelas etapas dessa teoria (leitura flutuante, unidades de contexto, unidades de registro e categorização) a partir de conceitos atribuídos para os termos indutores: “professor”, “ciência” e “avaliação”. Os alunos realizaram a tarefa individualmente e, posteriormente, reuniram-se em grupos para discutir e validar as categorias elaboradas. Como resultado, os estudantes puderam compreender e exercitar a execução de uma análise de dados qualitativa na perspectiva de Bardin, para futuramente aplicá-la em suas pesquisas. A atividade em grupo também permitiu que eles compartilhassem ideias e conhecimentos. Ainda que introdutória, tal capacitação contribuiu na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo acadêmico e profissional. Assim, ao oferecer um minicurso de análise de dados qualitativa, a universidade cumpre sua missão de incentivar a pesquisa científica, conforme previsto nos documentos normativos educacionais.