Este artigo científico apresenta a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores críticos e conscientes. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de caráter bibliográfico, e destaca as principais teorias sobre letramento literário: a teoria autônoma, ideológica e crítica, e suas implicações no ensino de literatura na escola. As práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário são discutidas, incluindo a leitura de textos diversificados, a discussão crítica em sala de aula, a produção de textos literários e a valorização das experiências de leitura dos alunos. A partir disso, o presente estudo objetiva analisar a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: 1) analisar as principais teorias sobre letramento e suas implicações para o ensino de literatura na escola, 2) Identificar as práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em sala de aula e 3) Discutir a importância da literatura como instrumento para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política. Os resultados ressaltam que a literatura é um instrumento poderoso para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política, permitindo compreender diferentes perspectivas, ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades críticas de análise e reflexão sobre a sociedade. O letramento literário é, portanto, valorizado como uma prática fundamental para a formação de indivíduos comprometidos com a transformação social.