Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores.