O Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, criado para fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Este voltou a funcionar novamente na ECIT E.E.F.M José Rolderick de Oliveira (município de Nova Floresta –PB) em novembro de 2022, pois havia encerrado em 2019. Nesta nova trajetória, foram desenvolvidas atividades diversificadas que subsidiam a melhoria na formação dos novos biólogos e suas contribuições acadêmicas para a escola. Diante disso, objetivou-se com esse relato de experiência discorrer sobre as contribuições do Residência Pedagógica na formação docente dos licenciandos, assim como os benefícios que o programa trouxe para a referida escola, sob a percepção que é uma vivência real e necessária para o exercício da docência. De acordo com as observações realizadas, foi possível constatar por meio das ações desenvolvidas pelos envolvidos que a Residência Pedagógica tem contribuído significativamente para a formação dos licenciandos bolsistas, quanto para a melhoria do ensino na escola José Rolderick. Dentre as principais contribuições destacadas foram: a integração com a nova realidade do Novo Ensino Médio, bem como o novo modelo de funcionamento de escola: à Integral. Desta forma, é evidente a importância do Residência Pedagógica para que os estudantes de cursos de licenciaturas, diante desta nova realidade de ensino, estejam preparados, seguros e otimista para o exercício da docência. A oportunização dos licenciandos em formação experenciar na íntegra à docência, hoje, é o diferencial desse programa nesse momento novo. Acreditamos, assim que o Residência Pedagógica se faz importante e necessária para o graduando bolsista e futuro docente sair pronto e preparado para vivenciar sua profissão de forma segura e eficaz.