A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96765 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2804 "inscrito_id" => 14747 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14747_TB2804_11102023230548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE VIEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeane.souzav@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96765 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2804 "inscrito_id" => 14747 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14747_TB2804_11102023230548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE VIEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeane.souzav@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }