A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas.