Resumo A geografia está sempre presente em nossa vida, basta olhar ao nosso redor para identificarmos a sua presença. Mesmo sem conhecer sistematicamente o seu conceito, estamos diariamente em contato com a mesma e sem perceber fazemos uso da geografia nas mais variadas situações cotidianas, o simples fato de nos movimentarmos de um lado a outro é geografia. O objetivo deste trabalho é descrever a partir da narrativa autobiográfica a compreensão construída a respeito do conceito de geografia ao longo do meu processo formativo. Para a metodologia utilizou-se as narrativas autobiográficas que nos permitem memorar as vivências, obtendo assim elementos que subsidiam o debate da temática abordada, pois as narrativas “são meio de compreensão dos contextos, dimensões e implicações pessoais que constroem historicamente cada indivíduo”, Mendes e Silva (2015, p.157). A partir das minhas memórias percebo que o conceito de geografia apresentada no meu processo formativo não teve muita clareza, pois se distanciava da realidade a qual eu sempre pertenci, e por isso não tive muito entusiasmo nesse aprendizado o que implicou negativamente na minha formação. Por isso, fazer essa retrospectiva se fez muito importante para refletir sobre o estudo da Geografia e afirmar a necessidade de que essa ciência deve ser trabalhada em sala de aula mesmo que de forma básica, para que todos os estudantes tenham acesso aos conhecimentos constituintes da mesma.