Atualmente, a importância da leitura é cada vez mais evidente em todos os aspectos sociais. As escolas buscam formas de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de leitura para que eles possam compreender textos variados. A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura, pois, além de despertar a sensibilidade, também humaniza os leitores. É importante, portanto, adotar práticas pedagógicas que incentivem o letramento literário, criando leitores que apreciem a leitura e compreendam a importância da literatura em suas vidas. A leitura literária pode despertar a imaginação e a consciência crítica dos alunos, promovendo a fruição, a sensibilidade, a emoção e a reflexão. Para estimular o letramento literário, os professores podem utilizar o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993) como uma ferramenta no ensino de Literatura. O presente estudo tem como objetivo principal propor uma metodologia para a promoção da leitura literária com alunos do Ensino Fundamental II, por meio da leitura de crônicas de Rachel de Queiroz utilizando o método recepcional. A pesquisa é bibliográfica e entre os autores consultados estão Zilberman (2009), Candido (2000), Cosson (2009) e outros. Para a análise e utilização na proposta didática foram escolhidas as crônicas: “Amor” (Queiroz, 1995), “Felicidade” (Queiroz, 1955) e “Falso Mar, Falso Mundo” (Queiroz, 1994). O método recepcional é eficaz porque valoriza o leitor como um ser ativo e dinâmico, tornando-o coautor no processo de leitura, em uma tríade autor/obra/leitor. Dessa forma, o foco está no leitor, e cada um deles terá uma percepção diferente da obra lida, promovendo um leitor crítico-reflexivo.