O presente artigo é resultado de um projeto de extensão intitulado: Ler para vi(ver) e aprender, desenvolvido na Escola Municipal Iracema de Melo Lopes Gomes na cidade de Campo Maior/PI, com alunos da alfabetização ao sexto ano, no ano de 2022, com apoio da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Piauí – Edital PIBEX Nº 152/2019 – PROEX/IFPI. O projeto teve como objetivo formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura, proporcionando-lhes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar o processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos multimodais. O projeto foi desenvolvido de uma forma prazerosa e dinâmica, prezando a importância de buscarem o conhecimento através dos livros e dos usos sociais da leitura e da escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Em cada sala de aula foi disponibilizado um cantinho da leitura com diversos materiais, em conformidade com o ano e a faixa etária dos alunos, tais como obras literárias, revistas, jornais, gibis, histórias em quadrinho etc. As atividades realizadas incluíram contação e dramatização de histórias, apresentações de fantoches com temas relacionados à leitura realizada, apresentações musicais e distribuição de lanches. De forma afetiva e prazerosa buscamos desenvolver o hábito de leitura nos alunos e a formação de leitores competentes.