O trabalho intitulado “Habilidades e obstáculos nas turmas multisseriadas no município de castanhal – Pa” tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor em relação às necessidades e especificidades da educação do campo em Castanhal Este estudo foi realizado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Infantil Maria das Dores Siqueira Freitas localizada na comunidade Santa Luiza e na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Infantil Pedro Dias localizada na Agrovila Conceição. Em virtude de as escolas não estarem atendendo de forma presencial os alunos, devido a pandemia causada pela Covid-19, foram realizadas visitas às comunidades e escolas para conhecer melhor a realidade, seguindo os protocolos de segurança das OMS. A metodologia para interpretação do percurso e situação da educação do campo encaminhou-se em uma pesquisa descritiva fundada na abordagem qualitativa, do método dialético realizada mediante entrevistas estruturadas com auxílio de aplicativos eletrônicos e entrevistas semiestruturadas. Os autores que dialogam sobre a Educação do Campo, como: Caldart (2002, 2003, 2009); Arroyo (2009, 2011), Molina (2009, 2011) Hage (2014). Afirmamos que as turmas multisseriadas são lugares de muitas possibilidades, mas podem ser compreendidas como um lugar possível de fazer mudanças, de ter uma organização educacional que favoreça a existência e permanência dos sujeitos no Campo.