As plantas medicinais são bastante utilizadas desde os primórdios como método alternativo para tratamento e recuperação de enfermidades. É necessário conhecer bem as plantas medicinais de cada região, devido ao vasto e variado números de plantas já catalogadas atualmente, a fim de ajudar na recuperação e bem-estar do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido em Vitória de Santo Antão - PE em uma escola pública de ensino médio juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Foi desenvolvida em um componente curricular como eletiva, estando inscritos 42 alunos, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre o uso demasiado das plantas medicinais e sua aplicabilidade na comunidade escolar. A experiência vivenciada pelos alunos durante os encontros da eletiva, contou com prévio conhecimento deles sobre plantas medicinais e o contato com algumas delas coletadas e apresentadas à turma, chamando bastante atenção e interesse pelo seu uso. Realizou-se seminários e jogos voltados para a proposta da eletiva com o intuito de os alunos compreenderem melhor o conteúdo. Atividades práticas também foram realizadas na horta agroecológica da escola que conta com uma área voltada para plantas medicinais, no qual eles puderam conhecer mais a fundo e até mesmo coletar as amostras biológicas para posteriormente realizar a identificação e montagem das exsicatas. No final da eletiva, realizou-se uma culminância para apresentar o que foi desenvolvido, com temas relevantes como: Chá e seus benefícios; Ingestão exagerada e seus efeitos colaterais; Suchá e Água saborizada com plantas medicinais, com um momento de degustação e explicação de sua utilidade e por fim um Mini Herbário com exsicatas das plantas medicinais que foram coletadas e catalogadas pelos alunos. Deste modo, podemos inferir que o ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos foi de suma importância para a valorização do uso consciente e responsável das plantas medicinais.