Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8887
    "inscrito_id" => 25595
    "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As plantas medicinais são bastante utilizadas desde os primórdios como método alternativo para tratamento e recuperação de enfermidades. É necessário conhecer bem as plantas medicinais de cada região, devido ao vasto e variado números de plantas já catalogadas atualmente, a fim de ajudar na recuperação e bem-estar do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido em Vitória de Santo Antão - PE em uma escola pública de ensino médio juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Foi desenvolvida em um componente curricular como eletiva, estando inscritos 42 alunos, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre o uso demasiado das plantas medicinais e sua aplicabilidade na comunidade escolar. A experiência vivenciada pelos alunos durante os encontros da eletiva, contou com prévio conhecimento deles sobre plantas medicinais e o contato com algumas delas coletadas e apresentadas à turma, chamando bastante atenção e interesse pelo seu uso. Realizou-se seminários e jogos voltados para a proposta da eletiva com o intuito de os alunos compreenderem melhor o conteúdo. Atividades práticas também foram realizadas na horta agroecológica da escola que conta com uma área voltada para plantas medicinais, no qual eles puderam conhecer mais a fundo e até mesmo coletar as amostras biológicas para posteriormente realizar a identificação e montagem das exsicatas. No final da eletiva, realizou-se uma culminância para apresentar o que foi desenvolvido, com temas relevantes como: Chá e seus benefícios; Ingestão exagerada e seus efeitos colaterais; Suchá e Água saborizada com plantas medicinais, com um momento de degustação e explicação de sua utilidade e por fim um Mini Herbário com exsicatas das plantas medicinais que foram coletadas e catalogadas pelos alunos. Deste modo, podemos inferir que o ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos foi de suma importância para a valorização do uso consciente e responsável das plantas medicinais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25595_TB8887_20112023153613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE LILITH CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "daniele.clima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8887
    "inscrito_id" => 25595
    "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As plantas medicinais são bastante utilizadas desde os primórdios como método alternativo para tratamento e recuperação de enfermidades. É necessário conhecer bem as plantas medicinais de cada região, devido ao vasto e variado números de plantas já catalogadas atualmente, a fim de ajudar na recuperação e bem-estar do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido em Vitória de Santo Antão - PE em uma escola pública de ensino médio juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Foi desenvolvida em um componente curricular como eletiva, estando inscritos 42 alunos, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre o uso demasiado das plantas medicinais e sua aplicabilidade na comunidade escolar. A experiência vivenciada pelos alunos durante os encontros da eletiva, contou com prévio conhecimento deles sobre plantas medicinais e o contato com algumas delas coletadas e apresentadas à turma, chamando bastante atenção e interesse pelo seu uso. Realizou-se seminários e jogos voltados para a proposta da eletiva com o intuito de os alunos compreenderem melhor o conteúdo. Atividades práticas também foram realizadas na horta agroecológica da escola que conta com uma área voltada para plantas medicinais, no qual eles puderam conhecer mais a fundo e até mesmo coletar as amostras biológicas para posteriormente realizar a identificação e montagem das exsicatas. No final da eletiva, realizou-se uma culminância para apresentar o que foi desenvolvido, com temas relevantes como: Chá e seus benefícios; Ingestão exagerada e seus efeitos colaterais; Suchá e Água saborizada com plantas medicinais, com um momento de degustação e explicação de sua utilidade e por fim um Mini Herbário com exsicatas das plantas medicinais que foram coletadas e catalogadas pelos alunos. Deste modo, podemos inferir que o ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos foi de suma importância para a valorização do uso consciente e responsável das plantas medicinais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25595_TB8887_20112023153613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE LILITH CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "daniele.clima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As plantas medicinais são bastante utilizadas desde os primórdios como método alternativo para tratamento e recuperação de enfermidades. É necessário conhecer bem as plantas medicinais de cada região, devido ao vasto e variado números de plantas já catalogadas atualmente, a fim de ajudar na recuperação e bem-estar do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido em Vitória de Santo Antão - PE em uma escola pública de ensino médio juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Foi desenvolvida em um componente curricular como eletiva, estando inscritos 42 alunos, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre o uso demasiado das plantas medicinais e sua aplicabilidade na comunidade escolar. A experiência vivenciada pelos alunos durante os encontros da eletiva, contou com prévio conhecimento deles sobre plantas medicinais e o contato com algumas delas coletadas e apresentadas à turma, chamando bastante atenção e interesse pelo seu uso. Realizou-se seminários e jogos voltados para a proposta da eletiva com o intuito de os alunos compreenderem melhor o conteúdo. Atividades práticas também foram realizadas na horta agroecológica da escola que conta com uma área voltada para plantas medicinais, no qual eles puderam conhecer mais a fundo e até mesmo coletar as amostras biológicas para posteriormente realizar a identificação e montagem das exsicatas. No final da eletiva, realizou-se uma culminância para apresentar o que foi desenvolvido, com temas relevantes como: Chá e seus benefícios; Ingestão exagerada e seus efeitos colaterais; Suchá e Água saborizada com plantas medicinais, com um momento de degustação e explicação de sua utilidade e por fim um Mini Herbário com exsicatas das plantas medicinais que foram coletadas e catalogadas pelos alunos. Deste modo, podemos inferir que o ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos foi de suma importância para a valorização do uso consciente e responsável das plantas medicinais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.