Este artigo teve como foco identificar os problemas, aspectos e experiências de famílias ouvintes com filhos surdos, identificar as possíveis estratégias e facilitadores de comunicação, bem como conhecer os problemas e a experiência de cada uma, relatando o ponto de vista dos pais com relação às dificuldades apresentadas cotidianamente no convívio com seu filho surdo. Diante desta perspectiva procuramos entender as experiências da criança com deficiência auditiva no âmbito familiar e como a família realiza a comunicação com a mesma. É uma pesquisa qualitativa descritiva que foi realizada com 02 (duas) famílias onde residiam crianças surdas que estudavam uma escola pública. Para discutir a temática em questão utilizamos relevantes referenciais teóricos, que formam conceitos importantes para a compreensão do objeto de estudo, dentre eles estão: BARDIN(2009), BRITO(1999), FREIRE(2002), entre outros. Estruturamos o presente trabalho em cinco seções: a primeira seção traz os dados introdutórios ao estudo, com a sua contextualização, problemáticas e objetivos; em seguida, na segunda seção, apresentamos o referencial teórico descrevendo sobre a surdez e sua definição, Inclusão da pessoa com surdez e Surdez e a família; na seção subsequente, terceira, apresentamos a trajetória metodológica do estudo, na quarta apresenta-se e discute-se os dados coletados acerca da temática em discussão; por último, na quinta seção as considerações finais do estudo. No que se diz respeito à coleta e dados analisados verificamos dificuldades em relação a aceitação e convívio. Percebemos nos relatos dos pais a experiência vivida pelas famílias, diante do processo de diagnóstico de deficiência auditiva dos filhos, que representa um dos momentos mais tristes em suas trajetórias de vida, onde experienciam a perda dos sonhos, o choque e a angústia.