Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA DINAMIZAR A EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96743
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2775
    "inscrito_id" => 6056
    "titulo" => "USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA DINAMIZAR A EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química é considerada, segundo boa parte dos alunos, uma disciplina complicada de se entender dado seu conteúdo um tanto quanto complexo. Diante do exposto é necessário um aprimoramento na metodologia aplicada em sala de aula e uma alternativa muito atraente é a utilização de práticas experimentais, a inclusão desse recurso nas aulas de Química tem se tornado uma ferramenta muito eficaz na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Porém, se sabe que muitas escolas não dispõem de laboratórios ou materiais adequados para realização de práticas experimentais. Desse modo, é interessante que o docente utilize da experimentação com o uso de materiais alternativos, já que além de aperfeiçoar os conteúdos que serão abordados nas aulas, a aplicação dessa metodologia tornará a aula mais dinâmica, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa. É necessário reforçar que a aula experimental não deve ser aplicada com uma aula expositiva normal ou apenas uma aula ilustrativa, mas sim com intuito investigativo, onde o aluno possa aprender enquanto participa ativamente da construção de seu conhecimento. O presente trabalho foi pautado na realização de uma prática experimental com alunos da 2ª série do ensino médio, aplicada pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Química, na ECI Mestre Júlio Sarmento localizada na cidade de Sousa-PB, durante a prática foi abordado o conteúdo de soluções, onde foram utilizados experimentos com materiais de baixo custo e de fácil acesso ao seu público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6056_TB2775_04102023225629.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA IANCA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "laura_ianca14@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96743
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2775
    "inscrito_id" => 6056
    "titulo" => "USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA DINAMIZAR A EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química é considerada, segundo boa parte dos alunos, uma disciplina complicada de se entender dado seu conteúdo um tanto quanto complexo. Diante do exposto é necessário um aprimoramento na metodologia aplicada em sala de aula e uma alternativa muito atraente é a utilização de práticas experimentais, a inclusão desse recurso nas aulas de Química tem se tornado uma ferramenta muito eficaz na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Porém, se sabe que muitas escolas não dispõem de laboratórios ou materiais adequados para realização de práticas experimentais. Desse modo, é interessante que o docente utilize da experimentação com o uso de materiais alternativos, já que além de aperfeiçoar os conteúdos que serão abordados nas aulas, a aplicação dessa metodologia tornará a aula mais dinâmica, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa. É necessário reforçar que a aula experimental não deve ser aplicada com uma aula expositiva normal ou apenas uma aula ilustrativa, mas sim com intuito investigativo, onde o aluno possa aprender enquanto participa ativamente da construção de seu conhecimento. O presente trabalho foi pautado na realização de uma prática experimental com alunos da 2ª série do ensino médio, aplicada pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Química, na ECI Mestre Júlio Sarmento localizada na cidade de Sousa-PB, durante a prática foi abordado o conteúdo de soluções, onde foram utilizados experimentos com materiais de baixo custo e de fácil acesso ao seu público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6056_TB2775_04102023225629.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA IANCA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "laura_ianca14@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de Química é considerada, segundo boa parte dos alunos, uma disciplina complicada de se entender dado seu conteúdo um tanto quanto complexo. Diante do exposto é necessário um aprimoramento na metodologia aplicada em sala de aula e uma alternativa muito atraente é a utilização de práticas experimentais, a inclusão desse recurso nas aulas de Química tem se tornado uma ferramenta muito eficaz na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Porém, se sabe que muitas escolas não dispõem de laboratórios ou materiais adequados para realização de práticas experimentais. Desse modo, é interessante que o docente utilize da experimentação com o uso de materiais alternativos, já que além de aperfeiçoar os conteúdos que serão abordados nas aulas, a aplicação dessa metodologia tornará a aula mais dinâmica, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa. É necessário reforçar que a aula experimental não deve ser aplicada com uma aula expositiva normal ou apenas uma aula ilustrativa, mas sim com intuito investigativo, onde o aluno possa aprender enquanto participa ativamente da construção de seu conhecimento. O presente trabalho foi pautado na realização de uma prática experimental com alunos da 2ª série do ensino médio, aplicada pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Química, na ECI Mestre Júlio Sarmento localizada na cidade de Sousa-PB, durante a prática foi abordado o conteúdo de soluções, onde foram utilizados experimentos com materiais de baixo custo e de fácil acesso ao seu público-alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.