A disciplina de Química é considerada, segundo boa parte dos alunos, uma disciplina complicada de se entender dado seu conteúdo um tanto quanto complexo. Diante do exposto é necessário um aprimoramento na metodologia aplicada em sala de aula e uma alternativa muito atraente é a utilização de práticas experimentais, a inclusão desse recurso nas aulas de Química tem se tornado uma ferramenta muito eficaz na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Porém, se sabe que muitas escolas não dispõem de laboratórios ou materiais adequados para realização de práticas experimentais. Desse modo, é interessante que o docente utilize da experimentação com o uso de materiais alternativos, já que além de aperfeiçoar os conteúdos que serão abordados nas aulas, a aplicação dessa metodologia tornará a aula mais dinâmica, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa. É necessário reforçar que a aula experimental não deve ser aplicada com uma aula expositiva normal ou apenas uma aula ilustrativa, mas sim com intuito investigativo, onde o aluno possa aprender enquanto participa ativamente da construção de seu conhecimento. O presente trabalho foi pautado na realização de uma prática experimental com alunos da 2ª série do ensino médio, aplicada pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Química, na ECI Mestre Júlio Sarmento localizada na cidade de Sousa-PB, durante a prática foi abordado o conteúdo de soluções, onde foram utilizados experimentos com materiais de baixo custo e de fácil acesso ao seu público-alvo.