A prática de metodologias ativas no ensino superior como uma maneira de fomentar um melhor processo de ensino e aprendizagem de conteúdos acadêmicos, justifica-se pelas mudanças sociais, adesão de tecnologias e perfil do acadêmico no contexto contemporâneo. O presente, tem o objetivo de relatar uma experiência com 27 alunos da disciplina de Inovação e Empreendedorismo do Curso de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Estácio de Ananindeua, Pará. Apresenta-se o caminho metodológico adotado, tomando como referência a prática da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na concepção de cinco Negócios de Impacto Social. A prática foi dividida em quatro etapas, sendo elas: Intenção, Preparação, Execução e Avaliação, considerando a necessidade de compreensão e aprofundamento sobre o tema e apresentação de ferramentas de gestão direcionados a análise do mercado, concepção de proposta de valor, análise de forças e perfil do cliente. Os negócios apresentados foram: uma empresa de produção de geleias regionais orgânicas, uma linha de roupas produzidas a partir de algodão orgânico, o projeto de um parque ecológico, um clube de assinatura de livros, uma revendedora de algodão orgânico e retalho e o projeto de biodigestores para comunidades carentes. Os resultados obtidos demonstraram que a ABP é favorável ao contexto da Educação Superior, possibilitando maior dinamicidade no processo de criação da ideia e da apreensão de temas relacionados a disciplina. Além disso, permitiu que os estudantes refletissem sobre suas próprias realidades e tomasse decisões em grupo, que gerou mudanças no projeto inicial. O produto resultou em apresentações na plataforma Canva for Business dentro da I Mostra de Gestão e Negócios. No evento, uma banca de especialistas avaliou os projetos seguindo os critérios de inovação, criatividade, replicabilidade, expansão e sustentabilidade.