O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95705 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 2407 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS" "resumo" => "Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65858605405dd_22122023095013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-22 09:50:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LEAL" "autor_email" => "jessicagirlaineifpb@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95705 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 2407 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS" "resumo" => "Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65858605405dd_22122023095013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-22 09:50:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LEAL" "autor_email" => "jessicagirlaineifpb@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }