Um dos pilares preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, atual documento normativo da Educação Básica, é que os alunos possam ter acesso, compreendam as linguagens e façam uso dos diversos gêneros textuais/discursivos. O componente curricular Língua Portuguesa, ao indicar a continuidade do trabalho com gêneros textuais/discursivos, já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a BNCC propõe diferentes campos de atuação para orientar o desenvolvimento das aprendizagens em contextos situados. Para isso, analisaremos as Histórias em Quadrinhos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Sabe-se a partir de estudos na área de Letras, Pedagogia e Comunicação Social que o gênero vai de contra ao analfabetismo funcional entre os jovens da comunidade surda, por meio da incitação de suas múltiplas inteligências em uma perspectiva transdisciplinar. O uso dos quadrinhos como ferramenta estratégica pedagógica de educação bilíngue, da escrita para a interpretação textual, supre de forma tênue a escassez de materiais paradidáticos concentrados na convergência entre o português e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. De modo a contornar o uso dos moldes tradicionais, geralmente com práticas homogeneizadoras, sem considerar as singularidades linguísticas inerentes e os estímulos visuoespaciais necessários ao sujeito surdo. No contexto das discussões quanto à necessidade de aproximar o Ensino Médio da realidade, a presente pesquisa propõe trazer uma proposta didática de atividade de ensino baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos na Educação (2017). Para a construção dessa pesquisa nos ancoramos em teóricos como Bakhtin (1997), Cirne (2006), Luyten (1991), Quadros e SCHMIEDT (2006). Sendo assim, faremos uso de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e exploratória que resulta na construção de um plano de aula interdisciplinar aplicável no ensino da leitura crítica, passível de aplicação em escolas de referência, por meio da instigação à decodificação da linguagem verbal, não verbal ou ambas.