Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97285
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3504
    "inscrito_id" => 13126
    "titulo" => "UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A atividade experimental no Ensino de Física é uma alternativa didática que está presente há algum tempo na literatura, porém nem sempre é inserida no contexto da sala de aula. Observando este contexto, foi proposta, planejada e executada, por alunos licenciandos em Física, uma atividade denominada Mostra de Física. Nesta atividade foram expostos vários experimentos que proporcionaram a interatividade entre os futuros professores de Física com alunos provenientes de várias turmas e níveis diferentes da Educação Básica, durante um evento de ciência e cultura, realizado no mês de dezembro de 2022 em uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico, na qual é ofertado o curso de Licenciatura em Física. Inicialmente, foi feita a organização dos espaços, dentro de uma sala de aula, para a acomodação de todos os experimentos a serem expostos, considerando o fluxo das pessoas que visitariam a mostra. Após a organização do espaço, os experimentos foram posicionados em seus devidos lugares. Na dinâmica de apresentações da exposição, foram expostos conceitos físicos para a compreensão da física de forma lúdica e divertida, o que possibilitou a alunos e visitantes o entendimento dos conceitos da Física para além da teoria. Destaca-se que, na Mostra de Física, foram expostos os seguintes experimentos: o carrinho acoplado a um ventilador, para explicar a terceira Lei de Newton; o experimento de Oersted, que contribuiu para o eletromagnetismo ao descobrir a relação entre campos elétricos e magnéticos; uma representação do tecido espaço-tempo sofrendo deformações, visando a compreensão da Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein e, por fim, a cadeira giratória, experimento no qual é abordada a Conservação do Momento angular, e os conceitos de torque e rotação. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13126_TB3504_20112023175506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR LIMA"
    "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97285
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3504
    "inscrito_id" => 13126
    "titulo" => "UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A atividade experimental no Ensino de Física é uma alternativa didática que está presente há algum tempo na literatura, porém nem sempre é inserida no contexto da sala de aula. Observando este contexto, foi proposta, planejada e executada, por alunos licenciandos em Física, uma atividade denominada Mostra de Física. Nesta atividade foram expostos vários experimentos que proporcionaram a interatividade entre os futuros professores de Física com alunos provenientes de várias turmas e níveis diferentes da Educação Básica, durante um evento de ciência e cultura, realizado no mês de dezembro de 2022 em uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico, na qual é ofertado o curso de Licenciatura em Física. Inicialmente, foi feita a organização dos espaços, dentro de uma sala de aula, para a acomodação de todos os experimentos a serem expostos, considerando o fluxo das pessoas que visitariam a mostra. Após a organização do espaço, os experimentos foram posicionados em seus devidos lugares. Na dinâmica de apresentações da exposição, foram expostos conceitos físicos para a compreensão da física de forma lúdica e divertida, o que possibilitou a alunos e visitantes o entendimento dos conceitos da Física para além da teoria. Destaca-se que, na Mostra de Física, foram expostos os seguintes experimentos: o carrinho acoplado a um ventilador, para explicar a terceira Lei de Newton; o experimento de Oersted, que contribuiu para o eletromagnetismo ao descobrir a relação entre campos elétricos e magnéticos; uma representação do tecido espaço-tempo sofrendo deformações, visando a compreensão da Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein e, por fim, a cadeira giratória, experimento no qual é abordada a Conservação do Momento angular, e os conceitos de torque e rotação. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13126_TB3504_20112023175506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR LIMA"
    "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A atividade experimental no Ensino de Física é uma alternativa didática que está presente há algum tempo na literatura, porém nem sempre é inserida no contexto da sala de aula. Observando este contexto, foi proposta, planejada e executada, por alunos licenciandos em Física, uma atividade denominada Mostra de Física. Nesta atividade foram expostos vários experimentos que proporcionaram a interatividade entre os futuros professores de Física com alunos provenientes de várias turmas e níveis diferentes da Educação Básica, durante um evento de ciência e cultura, realizado no mês de dezembro de 2022 em uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico, na qual é ofertado o curso de Licenciatura em Física. Inicialmente, foi feita a organização dos espaços, dentro de uma sala de aula, para a acomodação de todos os experimentos a serem expostos, considerando o fluxo das pessoas que visitariam a mostra. Após a organização do espaço, os experimentos foram posicionados em seus devidos lugares. Na dinâmica de apresentações da exposição, foram expostos conceitos físicos para a compreensão da física de forma lúdica e divertida, o que possibilitou a alunos e visitantes o entendimento dos conceitos da Física para além da teoria. Destaca-se que, na Mostra de Física, foram expostos os seguintes experimentos: o carrinho acoplado a um ventilador, para explicar a terceira Lei de Newton; o experimento de Oersted, que contribuiu para o eletromagnetismo ao descobrir a relação entre campos elétricos e magnéticos; uma representação do tecido espaço-tempo sofrendo deformações, visando a compreensão da Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein e, por fim, a cadeira giratória, experimento no qual é abordada a Conservação do Momento angular, e os conceitos de torque e rotação. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.