O presente artigo é fruto de uma pesquisa exploratória nos Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIs da Rede Municipal de João Pessoa-PB, que atendem crianças Venezuelanas indígenas Warao. O objetivo central desta pesquisa foi analisar o processo de organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil para/com as crianças dessa etnia. Buscamos respaldo teórico em: Sarmento (1997), Zoia e Peripolli (2010), Lopes et al (2002) e Faria e Finco (2011), com o intuito de embasar os estudos acerca dessa temática, fundamentados numa concepção de educação enquanto direito fundamental que deve ser assegurado pelo poder público, a todos, sem distinção, tratando-se de brasileiro, refugiado ou migrante. Esta pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratória, obedeceu aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, a investigação revelou que para a efetivação de uma prática pedagógica que respeite e valorize a cultura indígena Warao foi necessário à priori um trabalho de análise da realidade sociocultural; monitoramento das famílias, com a busca ativa para a inserção dessas crianças no Sistema Educacional do Município; reuniões periódicas com a comunidade indígena venezuelana e a construção de um planejamento pedagógico pautado na reafirmação da identidade étnica, a valorização das línguas e saberes. Por fim, para garantir o acesso e a permanência dessas crianças nas Unidades Educacionais foi elaborado uma proposta pedagógica fundamentada na compreensão da diversidade cultural, enquanto base primordial para construção e implementação de um trabalho pedagógico nos CEMEIs, tendo como pilar a indissociabilidade do cuidar e educar nos processos pedagógicos, o direito à manutenção da língua, respeito ao seu modo de vida e de organização sociocultural. Buscando o desenvolvimento de um currículo educacional intercultural que incluam saberes e experiências culturais correspondentes às respectivas comunidades.