Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96135
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1950
    "inscrito_id" => 6398
    "titulo" => "“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6398_TB1950_06122023170559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERSSON DE ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Vandersson"
    "autor_email" => "vanderssonferreira34@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96135
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1950
    "inscrito_id" => 6398
    "titulo" => "“FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM EXPERIMENTO ASSIM EM SALA DE AULA”: A CONSTRUÇÃO DE PILHAS DE DANIELL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6398_TB1950_06122023170559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERSSON DE ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Vandersson"
    "autor_email" => "vanderssonferreira34@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.