O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar.