Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado, da primeira autora, que aborda um mapeamento sobre o letramento científico (LC), um tema que vem se destacando, nos últimos anos, nas pesquisas no ensino de Ciências. A capacidade de aplicar os conhecimentos científicos nas diversas situações do dia-dia se torna essencial para resolver os problemas complexos no século XXI, e acredita-se que estabelecer uma relação entre teoria e prática, pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O mapeamento sobre o letramento científico foi realizado no primeiro semestre de 2023 e foram selecionados os trabalhos publicados entre 2010 e 2022. A metodologia aplicada para o levantamento foi de caráter bibliográfico, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se a expressão ‘letramento científico’. Nessa busca foram encontrados 120 resultados, sendo selecionados para análise 60 trabalhos, com base nos resumos e, posteriormente, categorizados conforme o tema proposto neste estudo. Os resultados apontaram que há uma diversidade temática na abordagem do LC nas teses e dissertações, distribuída entre metodologias de ensino de Ciências, análise documental, formação de professores, nível de LC, análise de materiais didáticos, concepção de alunos e professores e educação não formal, indicando que esse é um campo relativamente recente e com grande potencial para estudo e pesquisa. Fica evidente a necessidade de voltarmos a atenção para essa temática, especialmente no que tange à formação de professores, já que foram encontrados poucos trabalhos.