Neste trabalho, o objetivo geral foi investigar quais políticas públicas impactaram a Educação Infantil e de que forma isso aconteceu. Como objetivos específicos, foi possível discutir se essas políticas são eficientes e suficientes para garantir as aprendizagens necessárias previstas para esse segmento; analisando quais políticas seriam necessárias de implementação a fim de garantir uma Educação Infantil de qualidade em equidade para todas as crianças dessa faixa etária, independentemente de classe social. Buscamos, no decorrer do trabalho, responder à pergunta: As políticas públicas possibilitam avanços no campo da Educação Infantil? Para isso, delineamos aspectos relevantes sobre o que é a Educação Infantil e qual é a sua importância no desenvolvimento pleno do estudante. Em seguida, abordamos o que são as políticas públicas, quais são os responsáveis por sua criação, execução e monitoramento, observando quais impactos elas proporcionam. Analisamos as políticas públicas voltadas à Educação Infantil, discutindo se são realmente executadas, sobretudo na educação pública, observando também quais aspectos seriam necessários implementar a fim de garantir a educação com excelência para crianças desde a mais tenra idade. Como resultados pudemos perceber por meio da análise das entrevistas de atores. envolvidos na Educação Infantil da rede pública e, também por meio da pesquisa de campo, que as políticas públicas impactam na qualidade do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. Constatamos que sem as políticas públicas, a Educação Infantil seria deficitária tanto em quantidade quanto em qualidade, já que estes possibilitam a manutenção da estrutura física, de pessoal, de formação de professores, de transferência de renda. Porém, foi possível constatar também que apesar de avanços, muitas políticas ainda são necessárias para garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, como no caso da terceirização da Educação Infantil da rede direta para as conveniadas.