Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101383
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9167
    "inscrito_id" => 12156
    "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO"
    "resumo" => "As tecnologias digitais vêm provocando mudanças na sociedade como um todo, inclusive na educação. Nesse sentido, devido à complexidade da compreensão sobre a fermentação e seus tipos propomos o uso de atividade no Wordwall como um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs) facilitadora no ensino e aprendizagem deste conteúdo. Para isso, foi proposta a inserção do wordwall dentro do planejamento metodológico de quatro horas-aulas para uma turma com 30 alunos. O primeiro momento foi composto por uma aula oral-expositiva dialogada sobre fermentação com duração de 2 horas-aulas. No segundo momento os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde serão divididos em 10 grupos, cada um composto por 3 pessoas. Será utilizada a plataforma Wordwall, que permite a criação de atividades personalizadas em modelo gamificado. O jogo escolhido foi o Anagrama da Fermentação que possui 14 tipos de interações diferentes: anagrama, caça-palavras, game show de tv, roleta aleatória, abra a caixa, combine os pares, jogo da forca, vire as peças, associação, encontre a combinação, palavras cruzadas, cartas aleatórias, flashcards e questionário. Devido a diversidade de interações espera-se que a proposta dessa atividade permita aumentar a participação e envolvimento dos estudantes, facilitando dessa forma, a compreensão do conteúdo de fermentação de uma maneira mais interessante, atrativa, dinâmica promovendo assim aprendizagens mais significativas. Em sua execução espera-se que o professor tenha papel crucial de mentor e mediador do melhor caminho a ser seguido na resolução das atividades pelos grupos. Ao final do jogo espera-se que os alunos tenham compreendido as etapas do processo de fermentação e seus diferentes tipos e de como o aprender pode ser realizado de uma forma criativa e divertida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12156_TB9167_10122023231656.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DA CRUZ FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "bianca.fonseca@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101383
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9167
    "inscrito_id" => 12156
    "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO"
    "resumo" => "As tecnologias digitais vêm provocando mudanças na sociedade como um todo, inclusive na educação. Nesse sentido, devido à complexidade da compreensão sobre a fermentação e seus tipos propomos o uso de atividade no Wordwall como um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs) facilitadora no ensino e aprendizagem deste conteúdo. Para isso, foi proposta a inserção do wordwall dentro do planejamento metodológico de quatro horas-aulas para uma turma com 30 alunos. O primeiro momento foi composto por uma aula oral-expositiva dialogada sobre fermentação com duração de 2 horas-aulas. No segundo momento os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde serão divididos em 10 grupos, cada um composto por 3 pessoas. Será utilizada a plataforma Wordwall, que permite a criação de atividades personalizadas em modelo gamificado. O jogo escolhido foi o Anagrama da Fermentação que possui 14 tipos de interações diferentes: anagrama, caça-palavras, game show de tv, roleta aleatória, abra a caixa, combine os pares, jogo da forca, vire as peças, associação, encontre a combinação, palavras cruzadas, cartas aleatórias, flashcards e questionário. Devido a diversidade de interações espera-se que a proposta dessa atividade permita aumentar a participação e envolvimento dos estudantes, facilitando dessa forma, a compreensão do conteúdo de fermentação de uma maneira mais interessante, atrativa, dinâmica promovendo assim aprendizagens mais significativas. Em sua execução espera-se que o professor tenha papel crucial de mentor e mediador do melhor caminho a ser seguido na resolução das atividades pelos grupos. Ao final do jogo espera-se que os alunos tenham compreendido as etapas do processo de fermentação e seus diferentes tipos e de como o aprender pode ser realizado de uma forma criativa e divertida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12156_TB9167_10122023231656.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DA CRUZ FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "bianca.fonseca@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As tecnologias digitais vêm provocando mudanças na sociedade como um todo, inclusive na educação. Nesse sentido, devido à complexidade da compreensão sobre a fermentação e seus tipos propomos o uso de atividade no Wordwall como um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs) facilitadora no ensino e aprendizagem deste conteúdo. Para isso, foi proposta a inserção do wordwall dentro do planejamento metodológico de quatro horas-aulas para uma turma com 30 alunos. O primeiro momento foi composto por uma aula oral-expositiva dialogada sobre fermentação com duração de 2 horas-aulas. No segundo momento os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde serão divididos em 10 grupos, cada um composto por 3 pessoas. Será utilizada a plataforma Wordwall, que permite a criação de atividades personalizadas em modelo gamificado. O jogo escolhido foi o Anagrama da Fermentação que possui 14 tipos de interações diferentes: anagrama, caça-palavras, game show de tv, roleta aleatória, abra a caixa, combine os pares, jogo da forca, vire as peças, associação, encontre a combinação, palavras cruzadas, cartas aleatórias, flashcards e questionário. Devido a diversidade de interações espera-se que a proposta dessa atividade permita aumentar a participação e envolvimento dos estudantes, facilitando dessa forma, a compreensão do conteúdo de fermentação de uma maneira mais interessante, atrativa, dinâmica promovendo assim aprendizagens mais significativas. Em sua execução espera-se que o professor tenha papel crucial de mentor e mediador do melhor caminho a ser seguido na resolução das atividades pelos grupos. Ao final do jogo espera-se que os alunos tenham compreendido as etapas do processo de fermentação e seus diferentes tipos e de como o aprender pode ser realizado de uma forma criativa e divertida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.