O presente artigo se configura como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, trabalhando na perspectiva de identificar os dados numéricos sobre o autismo, os desafios, como acontece a assistência a essas crianças e o avanço educacional sobre o tema na sala do AEE, no município de Pilões-PB. Fazendo referência a educação inclusiva, na qual o atendimento educacional especializado faz parte da política de inclusão. O artigo tem o objetivo de analisar a vivência de alunos diagnosticados com autismo, no âmbito escolar e familiar, buscando resultados concretos que possibilitem novos horizontes para lidar com o TEA, observando nessa analise como acontece o atendimento, qual a metodologia utilizada e os principais desafios enfrentados para realização desse atendimento, buscando comparar a realidade vivenciada com os meios legais, nos documentos norteadores do AEE. Assim, para fundamentar teoricamente nossas reflexões, recorremos a autores como: Kanner 2017; Asperger 2018; Rutter 2012; Wing 2014; Gaiato in Teixeira 2022, entre outros autores e documentos norteadores. O estudo é uma pesquisa somatória, sobre o tema autismo, que servirá como suporte, para novos estudos que ainda virão para conscientizar pais, professores e cidadãos que se identifiquem com tema, para alcançar nossos objetivos neste estudo fizemos uso da metodologia qualitativa por questionário semiestruturado. Onde os resultados da pesquisa apontam que o atendimento educacional especializado recorrente ao estudo do TEA, enfrenta desafios no município de Pilões/PB, podendo ser um indício de que seu funcionamento está caminhando lentamente. Contudo, a pesquisa mostra também que o município apresentou um avanço significativo relacionado à inclusão, visto que os atendimentos educacionais especializados foram implantados no município recentemente.