Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA-TEA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PILÕES-PB, COM ÊNFASE NA SALA DE AULA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS-AEE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98586
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5197
    "inscrito_id" => 20486
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA-TEA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PILÕES-PB, COM ÊNFASE NA SALA DE AULA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS-AEE."
    "resumo" => "O presente artigo se configura como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, trabalhando na perspectiva de identificar os dados numéricos sobre o autismo, os desafios, como acontece a assistência a essas crianças e o avanço educacional sobre o tema na sala do AEE, no município de Pilões-PB. Fazendo referência a educação inclusiva, na qual o atendimento educacional especializado faz parte da política de inclusão. O artigo tem o objetivo de analisar a vivência de alunos diagnosticados com autismo, no âmbito escolar e familiar, buscando resultados concretos que possibilitem novos horizontes para lidar com o TEA, observando nessa analise como acontece o atendimento, qual a metodologia utilizada e os principais desafios enfrentados para realização desse atendimento, buscando comparar a realidade vivenciada com os meios legais, nos documentos norteadores do AEE. Assim, para fundamentar teoricamente nossas reflexões, recorremos a autores como: Kanner 2017; Asperger 2018; Rutter 2012; Wing 2014; Gaiato in Teixeira 2022, entre outros autores e documentos norteadores. O estudo é uma pesquisa somatória, sobre o tema autismo, que servirá como suporte, para novos estudos que ainda virão para conscientizar pais, professores e cidadãos que se identifiquem com tema, para alcançar nossos objetivos neste estudo fizemos uso da metodologia qualitativa por questionário semiestruturado. Onde os resultados da pesquisa apontam que o atendimento educacional especializado recorrente ao estudo do TEA, enfrenta desafios no município de Pilões/PB, podendo ser um indício de que seu funcionamento está caminhando lentamente. Contudo, a pesquisa mostra também que o município apresentou um avanço significativo relacionado à inclusão, visto que os atendimentos educacionais especializados foram implantados no município recentemente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20486_TB5197_04102023222844.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA SALES"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulinhasalesps@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98586
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5197
    "inscrito_id" => 20486
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA-TEA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PILÕES-PB, COM ÊNFASE NA SALA DE AULA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS-AEE."
    "resumo" => "O presente artigo se configura como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, trabalhando na perspectiva de identificar os dados numéricos sobre o autismo, os desafios, como acontece a assistência a essas crianças e o avanço educacional sobre o tema na sala do AEE, no município de Pilões-PB. Fazendo referência a educação inclusiva, na qual o atendimento educacional especializado faz parte da política de inclusão. O artigo tem o objetivo de analisar a vivência de alunos diagnosticados com autismo, no âmbito escolar e familiar, buscando resultados concretos que possibilitem novos horizontes para lidar com o TEA, observando nessa analise como acontece o atendimento, qual a metodologia utilizada e os principais desafios enfrentados para realização desse atendimento, buscando comparar a realidade vivenciada com os meios legais, nos documentos norteadores do AEE. Assim, para fundamentar teoricamente nossas reflexões, recorremos a autores como: Kanner 2017; Asperger 2018; Rutter 2012; Wing 2014; Gaiato in Teixeira 2022, entre outros autores e documentos norteadores. O estudo é uma pesquisa somatória, sobre o tema autismo, que servirá como suporte, para novos estudos que ainda virão para conscientizar pais, professores e cidadãos que se identifiquem com tema, para alcançar nossos objetivos neste estudo fizemos uso da metodologia qualitativa por questionário semiestruturado. Onde os resultados da pesquisa apontam que o atendimento educacional especializado recorrente ao estudo do TEA, enfrenta desafios no município de Pilões/PB, podendo ser um indício de que seu funcionamento está caminhando lentamente. Contudo, a pesquisa mostra também que o município apresentou um avanço significativo relacionado à inclusão, visto que os atendimentos educacionais especializados foram implantados no município recentemente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20486_TB5197_04102023222844.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA SALES"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulinhasalesps@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo se configura como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, trabalhando na perspectiva de identificar os dados numéricos sobre o autismo, os desafios, como acontece a assistência a essas crianças e o avanço educacional sobre o tema na sala do AEE, no município de Pilões-PB. Fazendo referência a educação inclusiva, na qual o atendimento educacional especializado faz parte da política de inclusão. O artigo tem o objetivo de analisar a vivência de alunos diagnosticados com autismo, no âmbito escolar e familiar, buscando resultados concretos que possibilitem novos horizontes para lidar com o TEA, observando nessa analise como acontece o atendimento, qual a metodologia utilizada e os principais desafios enfrentados para realização desse atendimento, buscando comparar a realidade vivenciada com os meios legais, nos documentos norteadores do AEE. Assim, para fundamentar teoricamente nossas reflexões, recorremos a autores como: Kanner 2017; Asperger 2018; Rutter 2012; Wing 2014; Gaiato in Teixeira 2022, entre outros autores e documentos norteadores. O estudo é uma pesquisa somatória, sobre o tema autismo, que servirá como suporte, para novos estudos que ainda virão para conscientizar pais, professores e cidadãos que se identifiquem com tema, para alcançar nossos objetivos neste estudo fizemos uso da metodologia qualitativa por questionário semiestruturado. Onde os resultados da pesquisa apontam que o atendimento educacional especializado recorrente ao estudo do TEA, enfrenta desafios no município de Pilões/PB, podendo ser um indício de que seu funcionamento está caminhando lentamente. Contudo, a pesquisa mostra também que o município apresentou um avanço significativo relacionado à inclusão, visto que os atendimentos educacionais especializados foram implantados no município recentemente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.