O presente artigo tem o objetivo de analisar o papel da escola na inclusão da criança autista, bem como os objetivos específicos de apresentar uma abordagem que caracterize os aspectos relevantes da pessoa com autismo e compreender a importância da família, da legislação e da escola como componentes essenciais na inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico, com levantamento de dados acerca do papel da escola para a inclusão de crianças autistas. O TEA começa na infância e segue pela vida adulta, não tendo a possibilidade de cura, só o trabalho com diferentes estratégias que podem ocorrer em qualquer classe social. Os desafios são muitos desde a família, a escola e a sociedade em saber lidar com a criança com TEA. O que exige preparo e cuidados que são essenciais as pessoas diagnosticadas com esse transtorno, especialmente, devido as suas dificuldades de comunicação, interação e sociabilidade. Desse modo, compreendemos que este trabalho nos leva a refletir sobre o nosso papel na valorização e na inclusão da pessoa com TEA, como também, da necessidade de buscarmos meios de ajustar os espaços que o sistema diminui, alargando com os suportes necessários que são capazes de compor e recompor a educação em sua totalidade e, com isso, dando possibilidades para realização de outros trabalhos acadêmicos nesta área.