O contexto educacional, sobretudo brasileiro, devido à sua multiplicidade e diversidade cultural, demanda reinvenção, considerando-se esses processos culturais que o circundam. Diante disso, propõe-se neste estudo uma discussão acerca do ensino de línguas como um espaço de oportunidades para construção de mecanismos sobre o entendimento da realidade, a partir do re/conhecimento da própria cultura e da cultura do outro; do respeito às diferenças de ordens diversas, dentre elas as linguísticas; da tolerância; da participação crítica na sociedade; da promoção de uma comunicação responsável e culturalmente sensível entre as pessoas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar como se concebe um ensino de línguas, na perspectiva dos Letramentos Interculturais, e, para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica. A partir do arcabouço teórico que versa sobre Letramentos Interculturais, cultura, prática docente, processo de ensino e de aprendizagem, formação docente e ensino de línguas, almejou-se ressignificar os papéis sociais de aluno, professor e a perspectiva de ensino e de aprendizagem, vislumbrando possíveis premissas norteadoras para esse ensino, na referida abordagem. Os resultados desta investigação revelam que os Letramentos Interculturais alicerçam um ensino de línguas, mas requerem também mudanças dos papéis sociais de aluno, professor e da perspectiva de ensino e de aprendizagem, além disso, a discussão viabilizou a proposição de premissas que atendam às demandas educacionais contemporâneas, de forma inclusiva, reflexiva e crítica.