A relação ensino-aprendizagem tem passado por diversas transformações no contexto atual e globalizado, muito disso, em função do avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) também aplicadas amplamente ao âmbito educacional. Nesse sentido, a utilização de jogos como metodologia ativa, tem sido uma estratégia pedagógica importante e frequente aplicada no ambiente escolar. Uma das possibilidades facilitadoras no processo de gamificação é a plataforma de aprendizado kahoot! uma tecnologia educacional que se apresenta como uma ferramenta interativa e dinâmica de jogos de perguntas e respostas. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar e discutir a utilização de metodologias ativas no ensino da geografia, com destaque para gamificação, a partir da aplicação da ferramenta na abordagem do conteúdo: Domínios morfoclimáticos, em uma turma do 3º ano do nível médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Salvador. A prática foi desenvolvida no Programa de Iniciação à docência (PIBID) – Edital 01/2020, do curso de Licenciatura em Geografia do próprio Instituto Federal da Bahia (IFBA). O percurso metodológico para desenvolvimento da metodologia em sala de aula compreendeu as seguintes etapas: levantamento bibliográficos referente as metodologias ativas, observação e análise do perfil da turma, escolha da metodologia ativa e adequação ao conteúdo que seria trabalhado, aplicação em sala e, por fim, análise pós aplicação. A partir dessa experiência foi possível observar que as metodologias ativas, com destaque para a gamificação, têm ganhado espaço nos ambientes escolares e se firmado como uma alternativa as abordagens e metodologias mais tradicionais de ensino. Conclui-se que a aprendizagem por intermédio da gamificação pode possibilitar, para além da ampliação do conteúdo de forma dinâmica, estimular o desenvolvimento de várias competências e habilidades, entre elas, aumento da concentração, maior acolhimento aos erros, competição saudável e a relação cooperativa entre os educandos.