As metodologias ativas são estratégias de ensino que tem como objetivo incentivar os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa, é um método de ensino que o aluno deixa de ser ouvinte e passa a ser o protagonista e o centro do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base no exposto, esta pesquisa aborda um relato de experiência dos resultados da execução de Estágio supervisionado I realizado na escola Estadual Leônidas Gonçalves, localizada no município de Araguatins. O percurso metodológico consistiu na observação em sala de aula das metodologias utilizadas pelos professores e professoras que atuam no ensino de Ciências, nas turmas do 6° ‘V” e 7° “II” da escola. Ao final ressalta-se que o trabalho foi de extrema importância para o ensino aprendizagem, promovendo inovação, participação, desenvolvimento cognitivo e a criatividade dos sujeitos-alunos e acadêmicos participantes. Foi perceptível e notável a importância de adotar métodos e estratégias diversificadas de ensino, como uma forma de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos. Ademais, foi possível identificar o empenho dos alunos e professores na sua prática educativa e o quão importante são as metodologias ativas no cotidiano escolar.