Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NO RITMO DA LEITURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA OBRA “O GRANDE MENTECAPTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96614
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2600
    "inscrito_id" => 5680
    "titulo" => "NO RITMO DA LEITURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA OBRA “O GRANDE MENTECAPTO"
    "resumo" => "O livro “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino está entre as obras escolhidas no Programa Nacional do Livro Didático Literário 2018, sendo utilizado desde 2019 em várias escolas do território nacional. Como contém expressões, temas e conteúdos que podem gerar discussões em disciplinas de várias áreas do conhecimento, trata-se de uma obra que pode ser utilizada em todas as turmas do ensino médio. O objetivo deste trabalho é descrever algumas das possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando a interdisciplinaridade para abordar esses temas. Para isso, realizou-se a leitura analítica do livro fazendo as anotações das diversas possibilidades de abordagem desses conteúdos e temas com especificação de cada disciplina e os questionamentos que os mesmos poderão trazer. Em seguida fez-se a síntese dessa análise através da transcrição das perguntas elaboradas, bem como das possibilidades de respostas e discussões de acordo com cada componente curricular. É um estudo que pode trazer grande contribuição para a educação nacional visto que traz sugestões de trabalho que estão presentes no contexto educacional desde o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998, mas que ainda hoje são desafios para grande parte dos professores brasileiros, mesmo com uma legislação que orienta para esse trabalho integrado entre as diversas disciplinas do currículo das escolas de todo Brasil, Região ou mesmo Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5680_TB2600_04102023200902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Francimar Teles"
    "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96614
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2600
    "inscrito_id" => 5680
    "titulo" => "NO RITMO DA LEITURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA OBRA “O GRANDE MENTECAPTO"
    "resumo" => "O livro “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino está entre as obras escolhidas no Programa Nacional do Livro Didático Literário 2018, sendo utilizado desde 2019 em várias escolas do território nacional. Como contém expressões, temas e conteúdos que podem gerar discussões em disciplinas de várias áreas do conhecimento, trata-se de uma obra que pode ser utilizada em todas as turmas do ensino médio. O objetivo deste trabalho é descrever algumas das possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando a interdisciplinaridade para abordar esses temas. Para isso, realizou-se a leitura analítica do livro fazendo as anotações das diversas possibilidades de abordagem desses conteúdos e temas com especificação de cada disciplina e os questionamentos que os mesmos poderão trazer. Em seguida fez-se a síntese dessa análise através da transcrição das perguntas elaboradas, bem como das possibilidades de respostas e discussões de acordo com cada componente curricular. É um estudo que pode trazer grande contribuição para a educação nacional visto que traz sugestões de trabalho que estão presentes no contexto educacional desde o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998, mas que ainda hoje são desafios para grande parte dos professores brasileiros, mesmo com uma legislação que orienta para esse trabalho integrado entre as diversas disciplinas do currículo das escolas de todo Brasil, Região ou mesmo Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5680_TB2600_04102023200902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Francimar Teles"
    "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O livro “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino está entre as obras escolhidas no Programa Nacional do Livro Didático Literário 2018, sendo utilizado desde 2019 em várias escolas do território nacional. Como contém expressões, temas e conteúdos que podem gerar discussões em disciplinas de várias áreas do conhecimento, trata-se de uma obra que pode ser utilizada em todas as turmas do ensino médio. O objetivo deste trabalho é descrever algumas das possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando a interdisciplinaridade para abordar esses temas. Para isso, realizou-se a leitura analítica do livro fazendo as anotações das diversas possibilidades de abordagem desses conteúdos e temas com especificação de cada disciplina e os questionamentos que os mesmos poderão trazer. Em seguida fez-se a síntese dessa análise através da transcrição das perguntas elaboradas, bem como das possibilidades de respostas e discussões de acordo com cada componente curricular. É um estudo que pode trazer grande contribuição para a educação nacional visto que traz sugestões de trabalho que estão presentes no contexto educacional desde o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998, mas que ainda hoje são desafios para grande parte dos professores brasileiros, mesmo com uma legislação que orienta para esse trabalho integrado entre as diversas disciplinas do currículo das escolas de todo Brasil, Região ou mesmo Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.