Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PODCAST UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97348
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3588
    "inscrito_id" => 15979
    "titulo" => "PODCAST UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Atualmente vivemos em um cenário que as mídias digitais, assim também como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), apresentam-se enquanto processos facilitadores no âmbito universitário. Reconhecendo esse avanço na/para educação do homem, realizamos este estudo com o intuito de incentivar e expandir o acesso e viabilidade do PODCAST nas unidades acadêmicas, sendo um espaço contribuinte no processo acadêmico do universitário e da comunidade. Nesse sentido, o objetivo dessa produção é destacar o quanto as práticas digitais de forma contextualizada sobre o PODCAST podem incentivar todo o público a compreender como se dá a importância das ações e informações transmitidas por esse meio. Buscamos através de pesquisas qualitativas e estudo de caso realizado no Centro Universitário Uninassau - Campina Grande, observar como se dá a participação dos sujeitos desse espaço, investigando se a participação deles promove a conscientização e aprendizagem por meio virtual. Adotamos como referencial teórico: Foschini (2020), Kenski (2012), Lima (2020), entre outros autores. A pesquisa evidenciou que o envolvimento dos professores e alunos e práticas pedagógicas que envolvam as tecnologias no processo acadêmico facilita e amplia o aprendizado, estimulando a prática do que foi construído e aprendido. Além disso, as Tecnologias Inovadoras Digitais tem sido uma atratividade para uma nova forma do processo de ensino – aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15979_TB3588_29052023113805.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO AUGUSTO ELOI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardoaugustoeloi@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97348
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3588
    "inscrito_id" => 15979
    "titulo" => "PODCAST UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Atualmente vivemos em um cenário que as mídias digitais, assim também como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), apresentam-se enquanto processos facilitadores no âmbito universitário. Reconhecendo esse avanço na/para educação do homem, realizamos este estudo com o intuito de incentivar e expandir o acesso e viabilidade do PODCAST nas unidades acadêmicas, sendo um espaço contribuinte no processo acadêmico do universitário e da comunidade. Nesse sentido, o objetivo dessa produção é destacar o quanto as práticas digitais de forma contextualizada sobre o PODCAST podem incentivar todo o público a compreender como se dá a importância das ações e informações transmitidas por esse meio. Buscamos através de pesquisas qualitativas e estudo de caso realizado no Centro Universitário Uninassau - Campina Grande, observar como se dá a participação dos sujeitos desse espaço, investigando se a participação deles promove a conscientização e aprendizagem por meio virtual. Adotamos como referencial teórico: Foschini (2020), Kenski (2012), Lima (2020), entre outros autores. A pesquisa evidenciou que o envolvimento dos professores e alunos e práticas pedagógicas que envolvam as tecnologias no processo acadêmico facilita e amplia o aprendizado, estimulando a prática do que foi construído e aprendido. Além disso, as Tecnologias Inovadoras Digitais tem sido uma atratividade para uma nova forma do processo de ensino – aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15979_TB3588_29052023113805.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO AUGUSTO ELOI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardoaugustoeloi@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente vivemos em um cenário que as mídias digitais, assim também como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), apresentam-se enquanto processos facilitadores no âmbito universitário. Reconhecendo esse avanço na/para educação do homem, realizamos este estudo com o intuito de incentivar e expandir o acesso e viabilidade do PODCAST nas unidades acadêmicas, sendo um espaço contribuinte no processo acadêmico do universitário e da comunidade. Nesse sentido, o objetivo dessa produção é destacar o quanto as práticas digitais de forma contextualizada sobre o PODCAST podem incentivar todo o público a compreender como se dá a importância das ações e informações transmitidas por esse meio. Buscamos através de pesquisas qualitativas e estudo de caso realizado no Centro Universitário Uninassau - Campina Grande, observar como se dá a participação dos sujeitos desse espaço, investigando se a participação deles promove a conscientização e aprendizagem por meio virtual. Adotamos como referencial teórico: Foschini (2020), Kenski (2012), Lima (2020), entre outros autores. A pesquisa evidenciou que o envolvimento dos professores e alunos e práticas pedagógicas que envolvam as tecnologias no processo acadêmico facilita e amplia o aprendizado, estimulando a prática do que foi construído e aprendido. Além disso, as Tecnologias Inovadoras Digitais tem sido uma atratividade para uma nova forma do processo de ensino – aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.