SILVA, Ricardo Augusto Eloi Da et al.. Podcast universitário: um estudo de caso. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97348>. Acesso em: 23/12/2024 04:18
Atualmente vivemos em um cenário que as mídias digitais, assim também como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), apresentam-se enquanto processos facilitadores no âmbito universitário. Reconhecendo esse avanço na/para educação do homem, realizamos este estudo com o intuito de incentivar e expandir o acesso e viabilidade do PODCAST nas unidades acadêmicas, sendo um espaço contribuinte no processo acadêmico do universitário e da comunidade. Nesse sentido, o objetivo dessa produção é destacar o quanto as práticas digitais de forma contextualizada sobre o PODCAST podem incentivar todo o público a compreender como se dá a importância das ações e informações transmitidas por esse meio. Buscamos através de pesquisas qualitativas e estudo de caso realizado no Centro Universitário Uninassau - Campina Grande, observar como se dá a participação dos sujeitos desse espaço, investigando se a participação deles promove a conscientização e aprendizagem por meio virtual. Adotamos como referencial teórico: Foschini (2020), Kenski (2012), Lima (2020), entre outros autores. A pesquisa evidenciou que o envolvimento dos professores e alunos e práticas pedagógicas que envolvam as tecnologias no processo acadêmico facilita e amplia o aprendizado, estimulando a prática do que foi construído e aprendido. Além disso, as Tecnologias Inovadoras Digitais tem sido uma atratividade para uma nova forma do processo de ensino – aprendizagem.