A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade da educação básica de ensino ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de ensino fundamental localizada em uma comunidade da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, os principais referenciais teóricos foram Freire (1996), Arroyo (2005), entre outros. A metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; entre outros. Desse modo, os resultados apontam o papel e a relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir o acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.