Tendo em vista a proposta da Universidade Iguaçu o Vestibular Social(VS) para estudantes de baixa renda, consideramos uma ação que deu oportunidade a jovens e adultos de baixo poder aquisitivo realizarem o sonho de iniciarem seus estudos no Ensino Superior. Assim sendo, nossa investigação exposta nesse estudo buscou entender que na relação com outro, constantemente, estamos nos formando, nos construindo e nos desenvolvendo como seres individuais e sociais, compreendendo em termos a transformação dos estudantes no momento ingressantes(2019-20) e sua característica enquanto concluintes(2023-1), diante a análise comparativa dos conforme disponível nos quadros do Plano de Ação. Conhecer um pouco do perfil desses alunos se fez necessário e verificamos dos ingressantes que 64 estudavam e trabalhavam, já concluintes totalizaram 30, dos ingressantes 44 eram somente universitários e 15 concluintes, dos que estudam na graduação e em cursos extras, os ingressantes são 5 e somente 1 concluinte. Diante da localidade entre residência e a universidade, identificamos 48 dos ingressantes e 12 concluintes residem próximos. Saber o tempo médio para chegar à universidade consideramos um indicador importante, observamos que 31 ingressantes chegavam até 30 minutos para estudar, e dos concluintes 12, mas até 1 hora, encontramos 46 ingressantes e 23 concluintes e por fim 25 dos ingressantes levam mais de 1 hora e dos concluintes 10 deles, que consideramos cansativo. Dados que, o objetivo principal do VS foi propiciar a população da BF a possibilidade e acesso aos estudos acadêmicos, indagamos como cada um teve ciência da realização do vestibular. Tendo em vista a ampla divulgação que a UNIG realizou, os alunos foram sabedores na maioria pelas redes sociais e por familiares e amigos. Acreditamos na educação como um vetor de intervenção social enquanto pontuamos que a Educação Social está materializada na prática pedagógica desenvolvida por educadores.