A tecnologia hoje ocupa um espaço de destaque em todo o mundo, proporcionando uma grande mudança na vida das pessoas. Nesse cenário, a informática passou a ser um pré- requisito para contratação de um profissional para atuação no mercado de trabalho, e aqueles que não dominam essas tecnologias, passam a ser excluídos não só do mercado de trabalho, mas da própria vida social cada vez mais digital. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são alunos que por algum motivo foram excluídos da escola, dessa forma, é necessário que práticas de inclusão digital sejam desenvolvidas junto a essa modalidade de ensino.O objetivo desta pesquisa é apresentar as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Residência pedagógica. Como referencial teórico foi utilizado Freire (1996), Cury (2000), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, em que integrantes do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ministraram um curso de informática básica com educandos da EJA da escola municipal Professora Francisca Lira Leite de Brito, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. O curso foi ofertado a 13 participantes, que tiveram aulas sobre o Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Durante a aplicação do curso, os educandos apresentaram algumas dificuldades principalmente por não terem acesso ao uso do computador, sendo esse um desafio da inclusão digital, bem como a necessidade de se trabalhar o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades usando a informática nas atividades escolares. Ao término do curso os participantes afirmaram ter obtido conhecimentos relevantes acerca do uso das tecnologias que foram trabalhadas e que esse conhecimento irá ajudá-los na busca de novos conhecimentos. Ao final, é possível concluir que este estudo alcançou êxito na promoção da inclusão digital e com ela o desenvolvimento pessoal