Este trabalho apresenta recortes da pesquisa “Assistência Estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM” vinculado ao Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tratase de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que discute a Assistência Estudantil (AE) e a inclusão digital, a partir da percepção dos estudantes sobre os auxílios implementados na UFSM, no período que compreende os anos de 2020 e 2021. Fundamenta-se no Decreto 7.234/2010 e em estudiosos como Bonilla e Oliveira (2011), Pischetola (2016) e Neves (2019), que debatem a inclusão digital. Desenvolve-se por meio de revisão de literatura, pesquisa documental, questionário online e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da ATD - Análise Textual Discursiva. Da aplicação da ATD, obteve-se um universo extenso de categorias. Contudo neste trabalho exploram-se “As ações de inclusão digital: sua importância para a permanência dos estudantes e sua contribuição para os objetivos do PNAES”, categoria que foi estruturada para responder a seguinte questão: Qual a importância das ações de inclusão digital relacionadas à política institucional da Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes na UFSM? Conclui-se que as ações de inclusão digital oportunizadas pela AE da UFSM influenciam na permanência dos estudantes, na medida em que propiciam acesso aos recursos (equipamentos e dados de internet), possibilitam acesso às aulas, aos conteúdos, ao Moodle UFSM e, com isso, a melhoria das condições de aprendizagem. Segundo os participantes, as ações são de fundamental importância e oportunizam as condições para a permanência, sobretudo, aos ingressantes pelas cotas. Assim, em virtude de sua contribuição com o papel social da UFSM e com a inclusão social, pensa-se que essas ações precisam ser institucionalizadas.