Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRIMEIRO CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, implementada e mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O PRP é importante porque intensifica a relação de teoria e prática, prepara e capacita o estudante para a realidade escolar. Os docentes recém-formados enfrentam vários desafios nas suas primeiras práticas pedagógicas, como a falta de material nas escolas, domínio de conhecimentos específicos e a relação professor e aluno, que fazem com que eles se sintam inseguros em estar em sala de aula. Porém, são essas dificuldades que os moldam diariamente, que os tornam capazes de serem profissionais melhores. Uma das principais dificuldades foi sobre ministrar os conteúdos. Não por serem difíceis, mas pela insegurança de estar ali na frente dos alunos. Além disso, nos primeiros dias de regência, os conteúdos a serem trabalhados eram entregues um dia antes das aulas, e isso nos deixava com medo de não dar conta de ministrar as aulas. Apesar dessas questões, conseguimos aprender e nos desenvolver melhor em sala, pois é com a prática e com os problemas enfrentados diariamente com a docência que nos tornamos ainda mais capazes de ensinar e transformar a vida dos nossos alunos.

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