O presente trabalho trata de uma prática de ensino, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, em uma das escolas campo de atuação dos/as pibidianos/as. O trabalho com práticas de ensino envolvendo textos literários, em nosso caso, o gênero conto, guarda diálogos com os pressupostos do letramento literário. Como o processo é descrito e analisado, com a intermediação de uma docente Supervisora e de um Coordenador de Área, o trabalho em tela se assume como qualitativo. Além do levantamento bibliográfico ligado ao ensino de literatura, contou com um Plano de Ensino, que contempla as etapas desenvolvidas ao trabalho com contos de Clarice Lispector, direcionados a estudantes da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. Especificamente, foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do Ensino Médio e visa, precipuamente, desenvolver uma visão crítico-reflexiva sobre os elementos constituintes do gênero em foco. Nos objetivos específicos, foram definidos: (i) refletir sobre as características do conto como uma narrativa potencializadora do processo de letramento literário; (ii) (re)construir uma percepção analítica dos aspectos inerentes aos/às personagens na condição de agentes essenciais no texto; (iii) identificar os percursos narrativos relacionados pelos estudantes por meio do reconto do texto-base, à luz do olhar do/a antagonista. O desenvolvimento de tal prática credencia quão potente se configuram atividades com esse viés. Os resultados, a partir das autodeclarações dos/as estudantes, registradas em notas de campo, representam a necessidade de empreender atividades voltadas ao trabalho com práticas de leitura de textos literários numa perspectiva sociointeracionista de língua(gem), em especial, de literatura, possibilitando, inclusive, uma discussão a respeito da visão tradicional do ensino de literatura, que, valoriza, de forma estática, uma visão diacrônica.