Este trabalho apresenta um relato de experiência de professoras alfabetizadoras que atuam na TV Escola Juazeiro – Canal do saber. A partir da vivência da pandemia do COVID-19 e buscando alternativas para proporcionar aulas efetivas às crianças da rede Municipal de Juazeiro/BA, a Secretaria da Educação de Juazeiro, através do decreto presidencial nº10.312/2020, pode exibir conteúdo educativo por meio de um canal digital de TV, reforçando o ensino aos estudantes da Educação Básica, que estava fragilizado pelo isolamento social. Dentro de uma experiência inédita para município e professores, meio ao ambiente audiovisual, o canal foi estreitando caminhos e fortalecendo metodologias, tornando o estúdio o espaço educativo. Enfrentando os desafios e buscando meios para deixar as aulas atrativas, as professoras fizeram uso dos recursos audiovisuais, ministrando os componentes do currículo base da rede municipal a partir de um planejamento exclusivamente pensado para o audiovisual e interação aluno/professoras. A programação também contava com programas de férias, programas informativos, contações de histórias, entre outros. Assim, a partir da reflexão sobre a ação e registros dessa experiência formativa, pudemos perceber o desenvolvimento da práxis pedagógica na TV Escola. Para isso, nos embasamos em Freire (2004), Libânio (1994) e Nóvoa (1991).