A auto identificação é uma perspectiva difícil de ser tratada quando pensamos na exata descrição. Contudo, saber como o indivíduo se ver e se descreve passa por várias habilidades que devem se desenvolvidas. A criatividade e as faculdades para o estudo investigativo exploratório podem parecer impróprias para alunos de uma sala multisseriada de 1º; 2º e 3º ano do ensino fundamental 1. Além de serem consideradas também como coisas de "quem não tem o que fazer!" Isso para uma tendência tecnicista, imediatista. Nesta sala foram trabalhadas habilidades e competências do uso de retratos, selfs, desenhos e demais confecções para que os alunos fizessem uma Portfólio que os identificassem em um auto retrato. Considerando a faixa etária e habilidades como: leitura, coordenação motora entre outros, o foco foi para a finalidade da construção do Portfólio do auto retrato. Este relato de experiência reafirma referenciais teóricos para uma educação integrada, em seu caráter edificante e humanizante para alunos, discutindo aspectos de uma experiência com criação artística vivenciada por estudantes da Zona rural do município de Santo Antônio/RN.