O presente artigo abordará algumas reflexões sobre saberes docentes e formação contínua no processo da carreira profissional do educador, que se configura no dinamismo e complexidade, esta análise estará voltada para a busca do entendimento sobre as perspectivas que o professor tem sobre a formação contínua. O objetivo deste trabalho consiste em enfatizar o progresso dos saberes e avanços na formação contínua do professor nos últimos anos, quais as questões que impulsionam o educador a buscar na prática uma especialização. Este estudo foi delineado de forma bibliográfica e numa abordagem qualitativa, situa-se na área da educação, pois, os professores são componentes diretamente relacionados a esse contexto. Foram utilizados livros e artigos já publicados na plataforma Google Acadêmico. Darão embasamento teórico, autores que abordam o assunto, como: Iberménon (2010), Nóvoa (2009) Pivetta (2006), Gatti (2008), e outros estudiosos que versam sobre o percurso acadêmico do profissional docente. A escola tem o objetivo antropológico que visa o desenvolvimento humano, o professor está inteiramente relacionado a este processo e precisa realizar suas práticas pedagógicas aperfeiçoadas a fim de contribuir para um melhor ensino visando alcançar o desenvolvimento holístico dos discentes. O pleno exercício da docência exige especialização e autonomia das práticas pelos profissionais da área, logo, é fundamental a busca pela formação contínua como meio efetivo de alargamento de seus conhecimentos. A importância da formação contínua se dá através das perspectivas do professor sobre os avanços de seus saberes, além de estar buscando o aperfeiçoamento de suas técnicas profissionais, ele está vislumbrando melhores práticas de ensino. Reconhecer a importância deste processo é essencial, o educador precisa estar preparado para efetivar suas práticas de ensino de maneira dinâmica às práticas cristalizadas na educação. Dito de outro modo, o professor como sujeito do contexto educacional necessita de habilidades especiais a fim de buscar novos saberes