Atividade física regular representa um componente fundamental de um estilo de vida saudável. Apesar desta evidência e do aparente reconhecimento do público em geral sobre os benefícios à saúde, sociedades modernas tendem a apresentar elevados níveis de sedentarismo. A atividade física na primeira infância corrobora com diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, a proporcionalidade desta prática reflete diretamente nos hábitos que a criança tomará para si na vida adulta. Desta maneira, o objetivo desta revisão foi investigar os benefícios da prática de atividade física escolar pelo relevante papel na prevenção de diversos fatores de risco, com ênfase no impacto do sedentarismo primeira infância. Busca-se uma revisão na literatura direcionado para artigos relevantes nas referências dos artigos já localizados. Entender que a atividade física serve de base para a vida adulta, pois segundo dados da literatura, incentivar hábitos saudáveis na prática regular de atividade física adquiridos na infância parecem persistirem na vida adulta. Através disso compreender sobre os últimos anos a relação entre atividade física, aptidão física, saúde e qualidade de vida são relacionadas ao estilo de vida e entender a evolução desses estudos para melhorar crescimento e desenvolvimento das crianças. Por isso, metodologia ciêntifica escolhida é a revisão sistemática de literatura levando em consideração aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa para que se desvele os benefícios dessa prática na vida as crianças de 0 a 5 anos, na busca de compreender as suas possíveis influências para a saúde física e mental.