O TDAH E A DISCALCULIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98494 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5088 "inscrito_id" => 20255 "titulo" => "O TDAH E A DISCALCULIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM." "resumo" => "As pesquisas mostram que nos últimos anos, tem crescido o índice de pessoas com transtorno de conduta; e entre essas pessoas, aquelas portadoras de TDAH e DISCALCULIA. Enquanto aquela primeira, particularmente, é definida como “transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo a vida inteira”, esta última é definida como “um distúrbio estrutural das habilidades matemáticas que tem sua origem em um distúrbio genético ou congênito das partes do cérebro que são o substrato anatômico-fisiológico direto da maturação das habilidades...”. Em TDAH geralmente são identificadas três características básicas: a desatenção (dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas, tendência a esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos); a impulsividade (dificuldade de aguardar sua vez e tendência de interromper os outros etc.) e a hiperatividade (agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente), tendo como eixo desencadeador central a impulsividade gerada pelo déficit do sistema inibitório. Já a discalculia é classificada de seis tipos: a verbal (déficit para designar verbalmente termos e relações matemáticas), a practognóstica (déficit na manipulação matemática com objetos reais ou figuras), a léxica (déficit na leitura de símbolos matemáticos), a Gráfica (déficit na escrita de símbolos matemáticos), a ideognóstica (déficit na compreensão das ideias e relações matemáticas) e a operacional (déficit na realização de operações matemáticas). Diante deste quadro, temos a informação de que os professores e educadores se encontram sem suporte teórico e instrumental para dar um encaminhamento preciso, e fornecer um ensino estratégico capaz de reduzir as dificuldade e possibilitar o aprendizado. A partir duma pesquisa bibliográfica, nosso objetivo aqui é efetuar uma descrição panorâmica dos desafios que esses transtornos estão trazendo atualmente para os professores e educadores, os quais, sem dúvida, demandam um método e abordagem mais profissional e humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20255_TB5088_15082023182859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIF NAMBERA" "autor_nome_curto" => "FILIF" "autor_email" => "filifnambera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98494 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5088 "inscrito_id" => 20255 "titulo" => "O TDAH E A DISCALCULIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM." "resumo" => "As pesquisas mostram que nos últimos anos, tem crescido o índice de pessoas com transtorno de conduta; e entre essas pessoas, aquelas portadoras de TDAH e DISCALCULIA. Enquanto aquela primeira, particularmente, é definida como “transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo a vida inteira”, esta última é definida como “um distúrbio estrutural das habilidades matemáticas que tem sua origem em um distúrbio genético ou congênito das partes do cérebro que são o substrato anatômico-fisiológico direto da maturação das habilidades...”. Em TDAH geralmente são identificadas três características básicas: a desatenção (dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas, tendência a esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos); a impulsividade (dificuldade de aguardar sua vez e tendência de interromper os outros etc.) e a hiperatividade (agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente), tendo como eixo desencadeador central a impulsividade gerada pelo déficit do sistema inibitório. Já a discalculia é classificada de seis tipos: a verbal (déficit para designar verbalmente termos e relações matemáticas), a practognóstica (déficit na manipulação matemática com objetos reais ou figuras), a léxica (déficit na leitura de símbolos matemáticos), a Gráfica (déficit na escrita de símbolos matemáticos), a ideognóstica (déficit na compreensão das ideias e relações matemáticas) e a operacional (déficit na realização de operações matemáticas). Diante deste quadro, temos a informação de que os professores e educadores se encontram sem suporte teórico e instrumental para dar um encaminhamento preciso, e fornecer um ensino estratégico capaz de reduzir as dificuldade e possibilitar o aprendizado. A partir duma pesquisa bibliográfica, nosso objetivo aqui é efetuar uma descrição panorâmica dos desafios que esses transtornos estão trazendo atualmente para os professores e educadores, os quais, sem dúvida, demandam um método e abordagem mais profissional e humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20255_TB5088_15082023182859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIF NAMBERA" "autor_nome_curto" => "FILIF" "autor_email" => "filifnambera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }