Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TDAH E A DISCALCULIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As pesquisas mostram que nos últimos anos, tem crescido o índice de pessoas com transtorno de conduta; e entre essas pessoas, aquelas portadoras de TDAH e DISCALCULIA. Enquanto aquela primeira, particularmente, é definida como “transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo a vida inteira”, esta última é definida como “um distúrbio estrutural das habilidades matemáticas que tem sua origem em um distúrbio genético ou congênito das partes do cérebro que são o substrato anatômico-fisiológico direto da maturação das habilidades...”. Em TDAH geralmente são identificadas três características básicas: a desatenção (dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas, tendência a esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos); a impulsividade (dificuldade de aguardar sua vez e tendência de interromper os outros etc.) e a hiperatividade (agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente), tendo como eixo desencadeador central a impulsividade gerada pelo déficit do sistema inibitório. Já a discalculia é classificada de seis tipos: a verbal (déficit para designar verbalmente termos e relações matemáticas), a practognóstica (déficit na manipulação matemática com objetos reais ou figuras), a léxica (déficit na leitura de símbolos matemáticos), a Gráfica (déficit na escrita de símbolos matemáticos), a ideognóstica (déficit na compreensão das ideias e relações matemáticas) e a operacional (déficit na realização de operações matemáticas). Diante deste quadro, temos a informação de que os professores e educadores se encontram sem suporte teórico e instrumental para dar um encaminhamento preciso, e fornecer um ensino estratégico capaz de reduzir as dificuldade e possibilitar o aprendizado. A partir duma pesquisa bibliográfica, nosso objetivo aqui é efetuar uma descrição panorâmica dos desafios que esses transtornos estão trazendo atualmente para os professores e educadores, os quais, sem dúvida, demandam um método e abordagem mais profissional e humano.

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