Tendo em vista que existe uma lacuna de aprendizagem nas aulas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, em observação os 7º anos, sobre assuntos voltados para Quilombos. Desta forma é importante realizar pesquisas sobre as dinâmicas dos Quilombos a partir da abordagem geográfica, a fim de colaborar com a construção de práticas educativas para auxiliar os professores de Geografia a trabalharem Quilombos em suas aulas. Portanto, é necessário identificar como está o conhecimento dos estudantes sobre Quilombos no território brasileiro, descrever conteúdos estabelecidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no que se refere a territórios de Quilombos, estimular a criação de práticas educativa que auxiliem os professores a trabalhar os Quilombos nas aulas de Geografia. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre a caracterização de Quilombos, uma pesquisa documental sobre os conteúdos de Geografia que retratam Quilombos nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, e por fim uma análise de questionários com os alunos do 7º ano e da 2º fase da EJA do município de Ferreiros. Diante disso, verifica-se que existe um déficit de conhecimento sobre Quilombos por parte dos estudantes; A Geografia apresenta conteúdos onde é preciso falar sobre Quilombos, porém na maioria das vezes os recursos didático não trazem de forma aprofundada o conhecimento, o que torna necessário o desenvolvimento de atividades pedagógicas que trabalhem Quilombos de forma ampla e de fácil acesso para os estudantes, o que impõe a constatação de que é extremamente necessário trabalhar os Quilombos nas aulas de Geografia, uma vez que eles também fazem parte do nosso território.