Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DOCENTES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS: COMO A ATUAÇÃO DOCENTE TEM SE ATUALIZADO COM O PASSAR DO TEMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99477
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6346
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS: COMO A ATUAÇÃO DOCENTE TEM SE ATUALIZADO COM O PASSAR DO TEMPO"
    "resumo" => "As práticas docentes tradicionais e contemporâneas têm sido objeto de reflexão e transformação ao longo do tempo, à medida que a educação se adapta às demandas da sociedade em constante evolução. No passado, as práticas docentes tradicionais eram centradas no professor como detentor do conhecimento, transmitindo informações de forma unilateral aos alunos, que assumiam um papel passivo na sala de aula. A ênfase estava na memorização e na reprodução de conteúdos, com pouca consideração às habilidades e competências dos estudantes. No entanto, com os avanços da pedagogia e a compreensão de que a aprendizagem é um processo ativo e construído socialmente, as práticas docentes mais atuais e contemporâneas têm se direcionado para abordagens mais participativas e centradas no aluno. Os educadores passaram a adotar metodologias ativas, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. Além disso, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo na atualização das práticas docentes. A integração de recursos tecnológicos nas salas de aula tem proporcionado acesso a uma variedade de ferramentas educacionais, permitindo uma personalização do ensino e ampliando as possibilidades de aprendizagem. A internet e as plataformas educacionais têm proporcionado a expansão do ensino a distância e a aprendizagem online, tornando o conhecimento mais acessível. Diante das rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, professores que buscam constantemente a atualização profissional, participando de formações e cursos que promover reflexão sobre as práticas docentes estão incentivando a incorporação de abordagens inovadoras. Em suma, as práticas docentes têm evoluído de modelos tradicionais centrados no professor para abordagens contemporâneas que enfatizam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A integração da tecnologia e o desenvolvimento profissional contínuo são elementos-chave nessa atualização, permitindo uma educação mais inclusiva, participativa e adequada às demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8235_TB6346_20062023192943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDIENE VITÓRIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDIENE VITÓRIA"
    "autor_email" => "aldienevitoria@edu.picui."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99477
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6346
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS: COMO A ATUAÇÃO DOCENTE TEM SE ATUALIZADO COM O PASSAR DO TEMPO"
    "resumo" => "As práticas docentes tradicionais e contemporâneas têm sido objeto de reflexão e transformação ao longo do tempo, à medida que a educação se adapta às demandas da sociedade em constante evolução. No passado, as práticas docentes tradicionais eram centradas no professor como detentor do conhecimento, transmitindo informações de forma unilateral aos alunos, que assumiam um papel passivo na sala de aula. A ênfase estava na memorização e na reprodução de conteúdos, com pouca consideração às habilidades e competências dos estudantes. No entanto, com os avanços da pedagogia e a compreensão de que a aprendizagem é um processo ativo e construído socialmente, as práticas docentes mais atuais e contemporâneas têm se direcionado para abordagens mais participativas e centradas no aluno. Os educadores passaram a adotar metodologias ativas, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. Além disso, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo na atualização das práticas docentes. A integração de recursos tecnológicos nas salas de aula tem proporcionado acesso a uma variedade de ferramentas educacionais, permitindo uma personalização do ensino e ampliando as possibilidades de aprendizagem. A internet e as plataformas educacionais têm proporcionado a expansão do ensino a distância e a aprendizagem online, tornando o conhecimento mais acessível. Diante das rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, professores que buscam constantemente a atualização profissional, participando de formações e cursos que promover reflexão sobre as práticas docentes estão incentivando a incorporação de abordagens inovadoras. Em suma, as práticas docentes têm evoluído de modelos tradicionais centrados no professor para abordagens contemporâneas que enfatizam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A integração da tecnologia e o desenvolvimento profissional contínuo são elementos-chave nessa atualização, permitindo uma educação mais inclusiva, participativa e adequada às demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8235_TB6346_20062023192943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDIENE VITÓRIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALDIENE VITÓRIA"
    "autor_email" => "aldienevitoria@edu.picui."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As práticas docentes tradicionais e contemporâneas têm sido objeto de reflexão e transformação ao longo do tempo, à medida que a educação se adapta às demandas da sociedade em constante evolução. No passado, as práticas docentes tradicionais eram centradas no professor como detentor do conhecimento, transmitindo informações de forma unilateral aos alunos, que assumiam um papel passivo na sala de aula. A ênfase estava na memorização e na reprodução de conteúdos, com pouca consideração às habilidades e competências dos estudantes. No entanto, com os avanços da pedagogia e a compreensão de que a aprendizagem é um processo ativo e construído socialmente, as práticas docentes mais atuais e contemporâneas têm se direcionado para abordagens mais participativas e centradas no aluno. Os educadores passaram a adotar metodologias ativas, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. Além disso, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo na atualização das práticas docentes. A integração de recursos tecnológicos nas salas de aula tem proporcionado acesso a uma variedade de ferramentas educacionais, permitindo uma personalização do ensino e ampliando as possibilidades de aprendizagem. A internet e as plataformas educacionais têm proporcionado a expansão do ensino a distância e a aprendizagem online, tornando o conhecimento mais acessível. Diante das rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, professores que buscam constantemente a atualização profissional, participando de formações e cursos que promover reflexão sobre as práticas docentes estão incentivando a incorporação de abordagens inovadoras. Em suma, as práticas docentes têm evoluído de modelos tradicionais centrados no professor para abordagens contemporâneas que enfatizam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A integração da tecnologia e o desenvolvimento profissional contínuo são elementos-chave nessa atualização, permitindo uma educação mais inclusiva, participativa e adequada às demandas do século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.