Este trabalho tem por objetivo mostrar um livro pop-up elaborado sob uma visão científica acerca do desenho animado Bob Esponja como ferramenta de ensino de zoologia de invertebrados. O mesmo é resultado de uma atividade avaliativa da disciplina obrigatória Metodologia do Ensino de Biologia II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE do Centro Acadêmico da Vitória/CAV. O recurso evidencia a potencialidade do uso das animações e modelos didáticos como aliados no processo de ensino-aprendizagem, onde apresenta o ensino de invertebrados partindo da imagética do popular desenho animado Bob Esponja, animação americana da emissora Nickelodeon, mundialmente conhecida, que ambienta sua trama no fundo do mar, tendo como personagem principal uma esponja marinha. O uso do livro pop-up como ferramenta de ensino é por si só um recurso de grande valia, que em conjunto com diferentes outros recursos, a exemplo desenhos animados, pode facilitar a transmissão de conteúdos extensos ou de difícil compreensão de forma instigante, lúdica e visualmente atrativa. Ademais, os resultados deste trabalho nos reforçou a ideia de que o uso de práticas inovadoras são eficazes, promovendo dinamismo e um ensino qualitativo dentro do ensino das ciências.