Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO POP-UP COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: UM OLHAR CIENTÍFICO ACERCA DO DESENHO BOB ESPONJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99288
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6114
    "inscrito_id" => 16101
    "titulo" => "LIVRO POP-UP COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: UM OLHAR CIENTÍFICO ACERCA DO DESENHO BOB ESPONJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar um livro pop-up elaborado sob uma visão científica acerca do desenho animado Bob Esponja como ferramenta de ensino de zoologia de invertebrados. O mesmo é resultado de uma atividade avaliativa da disciplina obrigatória Metodologia do Ensino de Biologia II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE do Centro Acadêmico da Vitória/CAV. O recurso evidencia a potencialidade do uso das animações e modelos didáticos como aliados no processo de ensino-aprendizagem, onde apresenta o ensino de invertebrados partindo da imagética do popular desenho animado Bob Esponja, animação americana da emissora Nickelodeon, mundialmente conhecida, que ambienta sua trama no fundo do mar, tendo como personagem principal uma esponja marinha. O uso do livro pop-up como ferramenta de ensino é por si só um recurso de grande valia, que em conjunto com diferentes outros recursos, a exemplo desenhos animados, pode facilitar a transmissão de conteúdos extensos ou de difícil compreensão de forma instigante, lúdica e visualmente atrativa. Ademais, os resultados deste trabalho nos reforçou a ideia de que o uso de práticas inovadoras são eficazes, promovendo dinamismo e um ensino qualitativo dentro do ensino das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16101_TB6114_13112023174918.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviane.teixeira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99288
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6114
    "inscrito_id" => 16101
    "titulo" => "LIVRO POP-UP COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: UM OLHAR CIENTÍFICO ACERCA DO DESENHO BOB ESPONJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar um livro pop-up elaborado sob uma visão científica acerca do desenho animado Bob Esponja como ferramenta de ensino de zoologia de invertebrados. O mesmo é resultado de uma atividade avaliativa da disciplina obrigatória Metodologia do Ensino de Biologia II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE do Centro Acadêmico da Vitória/CAV. O recurso evidencia a potencialidade do uso das animações e modelos didáticos como aliados no processo de ensino-aprendizagem, onde apresenta o ensino de invertebrados partindo da imagética do popular desenho animado Bob Esponja, animação americana da emissora Nickelodeon, mundialmente conhecida, que ambienta sua trama no fundo do mar, tendo como personagem principal uma esponja marinha. O uso do livro pop-up como ferramenta de ensino é por si só um recurso de grande valia, que em conjunto com diferentes outros recursos, a exemplo desenhos animados, pode facilitar a transmissão de conteúdos extensos ou de difícil compreensão de forma instigante, lúdica e visualmente atrativa. Ademais, os resultados deste trabalho nos reforçou a ideia de que o uso de práticas inovadoras são eficazes, promovendo dinamismo e um ensino qualitativo dentro do ensino das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16101_TB6114_13112023174918.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviane.teixeira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar um livro pop-up elaborado sob uma visão científica acerca do desenho animado Bob Esponja como ferramenta de ensino de zoologia de invertebrados. O mesmo é resultado de uma atividade avaliativa da disciplina obrigatória Metodologia do Ensino de Biologia II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE do Centro Acadêmico da Vitória/CAV. O recurso evidencia a potencialidade do uso das animações e modelos didáticos como aliados no processo de ensino-aprendizagem, onde apresenta o ensino de invertebrados partindo da imagética do popular desenho animado Bob Esponja, animação americana da emissora Nickelodeon, mundialmente conhecida, que ambienta sua trama no fundo do mar, tendo como personagem principal uma esponja marinha. O uso do livro pop-up como ferramenta de ensino é por si só um recurso de grande valia, que em conjunto com diferentes outros recursos, a exemplo desenhos animados, pode facilitar a transmissão de conteúdos extensos ou de difícil compreensão de forma instigante, lúdica e visualmente atrativa. Ademais, os resultados deste trabalho nos reforçou a ideia de que o uso de práticas inovadoras são eficazes, promovendo dinamismo e um ensino qualitativo dentro do ensino das ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.