A pesquisa foi desenvolvida na EE Prof Antônio Pinto de Medeiros, com a finalidade de apresentar a importância de atribuir a saúde e qualidade de vida na sociedade aos estudantes do ensino Fundamental. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa com a coleta de dados através da aplicação de questionários. Percebeu-se que os estudantes não entendem a estrutura do SUS dos 60 entrevistados, somente 12 estudantes souberam diferenciar mesmo que minimamente os atendimentos de cada ente do SUS. Verificou-se a ausência de um aprendizado ainda durante a escola sobre o SUS, uma vez que 33 estudantes já tinham utilizado a UBS para vacinação (50%) mas desconheciam os demais serviços de atendimento. Este resultado pode estar atrelado aos últimos acontecimentos como a Pandemia da COVID 19 e o debate político que se colocou em relação à vacinação, alguns estudantes (20%) não responderam a questão, talvez por medo de se posicionar sobre ter ou não se vacinado. Em relação ao conceito de IST´s o que mais surpreendeu foi que nenhum aluno indicou conhecer o termo, Esperava-se que embora não soubessem elaborar o conceito sobre o assunto os estudantes fossem capazes de exemplificar com a citação da AIDS mas não houve esta citação. A situação preocupa pois sugere que estes estudantes apesar de terem acesso a diversas redes sociais as utilizam apenas para verem fatos sociais inrelevantes, e sugere que familiares não conversem sobre assuntos ligados a temática do sexo com adolescentes por considerar que tais conversam possam incentiva-los ao desejo de conhecer sobre o assunto antes do tempo, no entanto a ausência de conversa, seja em casa (nas familias) ou na escola, possa ser o indicativo que explique o alto número de casos de alunas grávidas ainda durante o ensino fundamental (anos finais).