O planejamento estratégico tem se constituído como um elemento primordial no âmbito das organizações macros e micros, uma vez que para que se obtenha um trabalho profícuo planejar é uma ação indispensável. Nesse sentido, a fim de garantir um trabalho sistemático, de modo que leve em conta as necessidades que permeiam a rede pública municipal de ensino da cidade de Rio Largo/AL, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) dessa cidade estruturou ao final do letivo de dois mil e vinte e dois, momentos de debates entres os sujeitos envolvidos com a educação desse município a fim de alinhar um plano estratégico com ações que buscassem dirimir os problemas ora existentes nas unidades escolares. Considerando essa experiência de construção do plano estratégico, este trabalho tem como objetivo a análise dos limites e possibilidades da construção desse plano estratégico enquanto ferramenta de gestão organizacional. Para tanto, este estudo tomou como procedimento metodológico o estudo bibliográfico em autores que discutem a temática em questão, como: (CHIAVENATO, 2000); (FENILI, 2016); (KICH; PEREIRA, 2011). Mediante a essa reflexão, concluímos que apesar da complexidade do desenvolvimento de um planejamento estratégico, esse é um mecanismo decisivo para que as ações planejadas contemplem ações assertivas a curto e médio prazo.