A finalidade deste trabalho é demonstrar as novas estratégias para a gestão escolar democrática no século 21. O desenvolvimento educacional, observado como um extenso e complexo mecanismo social, questiona, na atualidade, métodos, ferramentas e movimentos guiados para alcançar resultados positivos e significativos. A contemporaneidade evidencia tanto na gestão escolar como no universo peculiar nas salas de aula a produção de novas formas de vivência escolar e de experimentações, reformulando, assim, ideias e metodologias ativas no denso processo de formação do cidadão. De acordo com as literaturas consultadas destacou-se na teoria a importância da participação de uma gestão bem administrada e do gestor ser o sujeito que incentiva e auxilia sua equipe, desempenhando o papel de líder. Para que isso aconteça é importante que ele compreenda que o líder sabe dividir as suas responsabilidades. Isso faz com que todos se sintam parte da escola e trabalhem em prol de uma educação de qualidade. As mudanças econômicas, políticas, sociais, culturais, científicas e tecnológicas no mundo são evidentes e influenciam direta e indiretamente na organização da sociedade e da educação. Com isso, a função social da escola também mudou pois, consequentemente cabe a ela formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres.