A presente pesquisa teve a proposta de analisar os impasses e perspectivas da construção participativa e coletiva do Programa de Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista – (PROAHTEA). Propõe o apoio de uma equipe multiprofissional na educação especial inclusiva, contando com um ambiente acolhedor e inclusivo tanto para os alunos quanto para as famílias com o propósito norteador de ações voltadas para a construção de recursos e atendimentos e triagem. O trabalho da equipe multiprofissional teve como foco o apoio nas ações educacionais, sem substituir as ações terapêuticas e sociais, procurando mitigar as barreiras da deficiência. A rede municipal de ensino de Jacareí/SP conta com profissionais de diferentes áreas da saúde, educação e assistência social no (PROAHTEA) atuando, compartilhando e apoiando práticas educativas intersecretariais que consideram o processo de ensino-aprendizagem na sua integralidade nos quais o processo educativo ocorre. Adotou-se o relato de experiência por ser uma metodologia potente para narrar a trajetória dos profissionais envolvidos. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, os impasses e perspectivas nas ações da educação especial em efetivar a inclusão dos estudantes com deficiência, visto que foi possível identificar a adesão da família e melhoria da participação e aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto. Foi possível constatar também que a interação entre família, equipe escolar e equipe multiprofissional se constitui como uma possibilidade de ação colaborativa que auxilia na superação dos impasses, inseguranças da família e apreensão relacionadas ao acolhimento, amabilidade, conscienciosidade diante as perspectivas de inclusão escolar gerando disrupção proporcionando o rompimento de paradigmas e conceitos equivocados sobre a educação especial.