O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores que geram carências de materiais didáticos no ensino de Paleontologia em universidades e institutos públicos maranhenses de ensino superior. Pretende-se averiguar quais vertentes influenciam direta ou indiretamente no problema apresentado. Tende-se como matriz metodológica a análise de grades curriculares dos cursos nos quais a disciplina é oferecida com enfoque na educação superior e, em seguida, certificar se as obras bibliográficas estão disponíveis e acessíveis nas bibliotecas das instituições, bem como se há disponibilidade de espécimes fósseis como complemento didático educacional. A metodologia também consistiu na análise bibliográfica das ementas e acervos fossilíferos de caráter didático disponíveis em coleções científicas maranhenses, como as do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), UFMA, IFMA e UEMA. Com base nas pesquisas já realizadas, ficou evidenciada a escassez de materiais complementares para melhor aproveitamento dos conhecimentos fornecidos na disciplina. Tal problema tem-se mostrado constante nas Universidades e Institutos públicos maranhenses que oferecem ensino superior em Ciências Biológicas. Por conseguinte, pretende- se descobrir como a questão aqui aventada vem impactando o processo ensino-aprendizagem dos discentes e dos futuros docentes, quais os graus deste impacto educacional e social e se este problema tem gerado déficits consideráveis na aprendizagem. Por fim, o presente estudo avalia como esta adversidade também vem refletindo na didática dos docentes, o que pode gerar um aumento do desinteresse e desqualificação dos futuros graduados.