O abuso sexual infantil (ASI) é uma forma de violência sexual contra a criança que afeta negativamente seu desenvolvimento, causando marcas físicas, psicológicas e sociais. Em muitos casos, o abuso sexual é mantido em sigilo devido às ameaças que as crianças sofrem dos abusadores e pela invisibilidade de discussões acerca dessa temática. Sendo assim, é importante que as instituições sociais, como a escola, construam redes de apoio e proteção para garantir a segurança dessas vítimas. A escola se configura como um lugar privilegiado para a prevenção e identificação dos casos de abuso sexual. Professoras e professores assumem um papel importante na quebra desse silêncio devido ao vínculo de confiança que constroem com as crianças em sala de aula. Considerando a importância desta problemática, realizamos uma revisão sistemática para compreender a atuação de professores do ensino infantil frente ao abuso sexual infantil. Foram conduzidas buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de Periódicos Capes, no período de 2013-2023. Os resultados demonstram os sentimentos de revolta e responsabilidade dos professores ao lidarem com casos de abuso sexual, como também, a dificuldade de intervenções práticas para tratar a temática de forma preventiva. Além disso, a busca demonstrou a escassez de estudos voltados para o papel da escola e do docente no enfrentamento ao abuso sexual infantil.