Este artigo tem como objetivo analisar a interface entre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com foco específico em três aspectos: 1) evidenciar as semelhanças entre ECS e PRP nos documentos que orientam ambas as práticas na UNEAL; 2) compreender a perspectiva dos residentes sobre as diferenças entre o ECS e o PRP na instituição; e 3) inferir as aproximações e distanciamentos identificados na análise. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando métodos como pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários. O questionamento central que orienta essa pesquisa é: quais são as aproximações e distanciamentos entre o PRP e o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia da UNEAL? Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam para alguns pontos de convergência na aquisição de experiência e formação da identidade docente, bem como para distanciamentos relacionados à carga horária, modelo de imersão e participação nas escolas de campo. Com base na literatura especializada, observa-se que tanto o ECS quanto o PRP visam fortalecer a formação inicial de professores, proporcionando a integração entre teoria e prática por meio da vivência em escolas. Autores como Freire (1996) destacam a importância da experiência prática na formação docente, ressaltando a necessidade de uma articulação entre a universidade e a escola. No entanto, a carga horária atribuída ao ECS e ao PRP pode diferir, assim como o nível de imersão dos estudantes nas escolas-campo. Essas diferenças podem influenciar a profundidade da vivência docente e a relação estabelecida com os alunos e a comunidade escolar. Portanto, a análise comparativa entre o PRP e o ECS em Geografia na UNEAL revela tanto aspectos de aproximação quanto de distanciamento entre essas práticas de formação docente.